Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Câmara de Vereadores de Umuarama analisará em duas sessões extraordinárias, a primeira delas marcada para esta quinta-feira (15), às 8h, uma série de mudanças que mexem desde a reorganização da estrutura administrativa da prefeitura até previdência do município.
Ao todo são 11 projetos, sendo seis Projetos de Lei, quatro Projetos de Lei Complementar e um Projeto de Emenda à Lei Orgânica. A sessão extraordinária acontece dois dias após a última sessão ordinária do ano realizada antes do recesso parlamentar realizada na segunda-feira (12).
Reforma da previdência municipal
As readequações estão previstas no Projeto de Lei Complementar 46/2022, que dispõe sobre as aposentadorias dos servidores públicos municipais vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e foi enviado para a Casa em caráter de urgência.
A reforma versa sobre as regras permanentes e de transição; os requisitos de concessão e o cálculo dos proventos de aposentadoria, além do cálculo das pensões por morte, direito adquirido e pagamento de abono de permanência.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (Sispumu), Lígia Strugala Bezerra, o PLC aumenta em cinco anos o tempo de contribuição para os homens e sete anos para as mulheres. Além disso, instaura também uma contribuição previdenciária de 14% para todos os aposentados com ganhos acima de dois salários mínimos, atualmente R$ 2.424.
“Esperamos que os vereadores tenham consciência do quanto isso é prejudicial ao trabalhador e não aprovem essa reforma”, afirma ao dizer que a mudança tem o objetivo diminuir o valor que é repassado pelo município anualmente ao fundo previdenciário por conta de uma dívida assumida pela prefeitura no passado.
“Quando o município aumenta a idade para o servidor se aposentar e passa a cobrar contribuição dos aposentados, ele passa a cobrar do servidor, uma dívida que era do próprio município”, finaliza.
Atualmente previdência municipal tem aposentados ou pensionistas, 40 deles aposentados agora em 2022.
Segundo a prefeitura de Umuarama, o objetivo principal da reforma é buscar o equilíbrio financeiro, especialmente no financiamento do custo suplementar (recursos extras que o município transfere ao fundo, para cobrir o deficit entre a arrecadação e o custo da folha de pagamento).
LOA
Além da reforma da previdência do município, também será analisada em segunda votação o PL 101/2022 que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2023. A Lei Orçamentária Anual (LOA), foi aprovada em primeira discussão na última sessão ordinária da Casa realizada na segunda-feira (12), antes no início do recesso parlamentar que começa nesta quinta-feira.
A LOA apresenta o orçamento fiscal dos Poderes, órgãos e demais entidades da administração direta e indireta, estabelecendo as metas e prioridades para o exercício financeiro subsequente, dando ênfase aos programas e ações (projetos e atividades) planejados e precisa ser aprovada até o fim do ano corrente.
Outros projetos
Projeto de Lei Complementar 044/2022 – Altera a Lei Complementar que dispõe sobre a criação de funções gratificadas de assessoramento, chefia, direção, direção superior, controladoria e administração, a serem atribuídas exclusivamente aos servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo, carreira e emprego público.
Projeto de Lei Complementar 045/2022 – Altera a Lei Complementar Municipal que dispõe sobre a Estrutura Administrativa do Poder Executivo do Município de Umuarama.
Projeto de Lei 133/2022 – Altera a Lei Municipal no 4.588, de 27 de setembro de 2022, que institui o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, denominado “Alimenta Umuarama”, no âmbito do Município de Umuarama e dá outras providências.
Projeto de Lei 134/2022 – Autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 763 mil para atender a reorganização da estrutura administrativa aprovado pela Lei Complementar nº 493/2022, e a criação da Secretaria Municipal de Integração Comunitária.
Projeto de Lei 135/2022 – Reorganiza o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e dá outras providências.
Projeto de Lei 136/2022 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar repasse financeiro à Associação Vida e Solidariedade do Parque Industrial.
Projeto de Lei 137/2022 – Altera a Lei Municipal no 4.622, de 01 de dezembro de 2022, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar repasse a título de auxílio financeiro ao Cemil – Centro Médico Materno Infantil Ltda.,
Sessão
A primeira das duas sessões extraordinárias está marcada para esta quinta-feira (15), às 8h no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. A votação também pode ser acompanhada no endereço eletrônico da Câmara, nas redes sociais ou ainda direto no link disponibilizado para a transmissão.(clique aqui)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais