Saúde

Médica da Uopeccan alerta para prevenção contra o câncer de pele

Dezembro é época de férias, pensar em piscina, praia e muito sol. Mas também é o mês de alerta para a prevenção contra o câncer de pele. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), essa doença é a que mais atinge os brasileiros, sendo responsável por 30% dos casos registrados de tumores malignos no país.

Assim como outros cânceres, o de pele também possui formas de prevenção, conforme explica a cirurgiã-oncológica da Uopeccan, especialista em câncer de pele, Mariana Taís Moreira. “Existem principais cuidados: não se expor ao sol, sempre que possível fazer atividades em ambientes fechados, evitar exposição das 10h às 16h. Usar barreiras físicas, como chapéu de abas largas, guarda-sol, roupas e óculos com fator de proteção ultravioleta”, disse.

A médica acrescenta: “Usar protetor solar, no mínimo com fator 30, em toda a pele exposta, rosto, orelhas, pescoço, nuca, em cima das mãos e dos pés e protetor labial; o protetor deve ser reaplicado a cada 4 horas em quem fica em ambientes fechados e a cada 2 horas em ambientes expostos, sempre que transpirar ou molhar a pele, o ideal é secar e reaplicar o protetor”.

Além disso, é essencial que cada pessoa faça um autoexame e note se possui manchas na pele que estão em desenvolvimento, conforme explica a médica. “Pessoas que têm muitas pintas, principalmente aquelas que são com mais de uma cor, tamanho diferente, elas têm um risco maior de desenvolver o melanoma, aquele câncer de pele mais agressivo, que preenche os critérios do ABCDE”.

Mariana segue com as recomendações: “Qualquer lesão na pele, preciso ficar atento? Sim! Qualquer alteração na sua pele que demore mais de que 2, 3 semanas para melhorar ou que esteja crescendo, sangrando, deve te levar ao médico para fazer uma avaliação”.

Regra A, B, C, D, E

Se você notar alguma mancha diferente em seu corpo, pode ficar atento a regra do A, B, C, D, E para identificar possível câncer de pele.

Assimetria: a lesão é dividida ao meio e é verificado se as duas metades são diferentes;

Bordas irregulares: os contornos das manchas são irregulares, cheios de reentrâncias;

Cor: presença de mais de uma cor, variando do preto, cinza, marrom claro ou escuro, azul e branco;

Dimensão: diâmetro maior do que 6mm;

Evolução: critério mais importante, sinal de que a pinta está crescendo, passou a incomodar ou sangrar.

Melanoma e não melanoma

Entre os cânceres de pele mais falados, estão o melanoma e não melanoma. “O melanoma vem de uma célula chamada melanócito, que a gente tem na pele e produz a melanina, que dá o pigmento para a pele, olhos, o que vai aumentar a produção quando a gente fica bronzeado, ele tem o maior risco de ser agressivo, dar raiz para outros órgãos”, informa a médica.

Mariana Moreira finaliza: “Os não melanoma são um pouco menos agressivos, que também podem se disseminar para as ínguas ou ir destruindo o local. O quanto antes a gente procurar um médico e ficar atento a esses sinais, mais rápido vai ser o diagnóstico, menores serão as sequelas e maiores serão as chances de cura para essa doença”.

(Assessoria Uopeccan)

Redação

Recent Posts

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

17 minutos ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

27 minutos ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

46 minutos ago

Expo Umuarama 2026 amplia estilo musical e anuncia sete atrações nacionais

Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja

1 hora ago

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

2 horas ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais