Paraná

Moradores de São Jorge e Francisco Alves realizam caravana e doam sangue e plasma em Umuarama

O Hemonúcleo de Umuarama tem recebido nos últimos dias caravanas com doadores de sangue e plasma da região. Esses voluntários são importantes para manter o estoque do banco de sangue em dia. “Temos a necessidade de sangue diariamente para atender os hospitais de Umuarama e região, além da rede Hemepar”, ressaltou o diretor da unidade Cláudio Francisconi.

Na manhã desta quarta-feira (16) 14 moradores de São Jorge do Patrocínio vieram até a unidade para realizar a doação. A maioria são pessoas que tiveram covid-19 e doaram o plasma hiperimune para ser usado no tratamento de pessoas com a covid-19.

“Esse é o segundo grupo de São Jorge que vem realizar a doação. Isso é extremamente importante, já que houve um aumento na procura por plasma hiperimune devido aos números de pacientes internados e que necessitam desse componente do sangue”, destacou Cláudio.

Além dos doadores de São Jorge, o hemonúcleo também recebeu doações dos Bombeiros Civis de Francisco Alves. O grupo realizou doações na última terça-feira (15).

Grupo de Bombeiros Civis de Francisco Alves após realizarem a doação

O diretor do Hemonúcleo reforçou a importância das caravanas organizadas pelas Secretarias de Saúde das cidades da região. “A gente faz o agendamento e as pessoas são atendidas com dia e hora marcada. E isso tem acontecido com as cidades da região que se organizam em prol de ajudar o próximo”, lembrou.

Para manter o estoque de sangue em dia é necessário a retira de 30 bolsas por dia. Nos últimos dias a média tem sido boas, justamente porque está aparecendo doadores de rotina e também novos.

A procura por plasma cresceu e muito. E com isso, as pessoas que tiveram covid-19 no período entre 45 e 180 dias podem realizar a doação. Esse componente é extraído do sangue e aplicado no tratamento contra esse vírus invisível e que tem tirado a vida de muitas pessoas.

SOBRE O PLASMA:

O plasma é um componente do sangue e é utilizado para tratar pacientes diagnosticados com a doença e que estão hospitalizados. Pessoas que tiveram a doença podem realizar as doações. Para isso é preciso ter entre 18 e 59 anos, ter testado positivo para a covid-19 no prazo de 45 e 180 dias e não ter submetido ao uso de respirador ou ventilação mecânica.

AGENDAMENTO PARA DOAÇÕES:

Os doadores aptos podem fazer o agendamento para realizar o procedimento com dia e hora marcada. A doação pode ser agendada pelo site.

A sede do Hemonúcleo fica na Avenida Manaus, 4444, Zona I. O horário de funcionamento é das 08h às 11h30 – 13h30 às 15h30.

Paula Damacena

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais