Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Paula Damacena Publisher do OBemdito

Moradores de São Jorge e Francisco Alves realizam caravana e doam sangue e plasma em Umuarama

Os grupos são mobilizados pelas Secretarias de Saúde que disponibilizam um veículo até Umuarama

FOTO: Danilo Martins/OBemdito
FOTO: Danilo Martins/OBemdito
Moradores de São Jorge e Francisco Alves realizam caravana e doam sangue e plasma em Umuarama
Paula Damacena - OBemdito
Publicado em 16 de junho de 2021 às 19h13 - Modificado em 17 de junho de 2021 às 11h34
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O Hemonúcleo de Umuarama tem recebido nos últimos dias caravanas com doadores de sangue e plasma da região. Esses voluntários são importantes para manter o estoque do banco de sangue em dia. “Temos a necessidade de sangue diariamente para atender os hospitais de Umuarama e região, além da rede Hemepar”, ressaltou o diretor da unidade Cláudio Francisconi.

Na manhã desta quarta-feira (16) 14 moradores de São Jorge do Patrocínio vieram até a unidade para realizar a doação. A maioria são pessoas que tiveram covid-19 e doaram o plasma hiperimune para ser usado no tratamento de pessoas com a covid-19.

“Esse é o segundo grupo de São Jorge que vem realizar a doação. Isso é extremamente importante, já que houve um aumento na procura por plasma hiperimune devido aos números de pacientes internados e que necessitam desse componente do sangue”, destacou Cláudio.

Além dos doadores de São Jorge, o hemonúcleo também recebeu doações dos Bombeiros Civis de Francisco Alves. O grupo realizou doações na última terça-feira (15).

Grupo de Bombeiros Civis de Francisco Alves após realizarem a doação

O diretor do Hemonúcleo reforçou a importância das caravanas organizadas pelas Secretarias de Saúde das cidades da região. “A gente faz o agendamento e as pessoas são atendidas com dia e hora marcada. E isso tem acontecido com as cidades da região que se organizam em prol de ajudar o próximo”, lembrou.

Para manter o estoque de sangue em dia é necessário a retira de 30 bolsas por dia. Nos últimos dias a média tem sido boas, justamente porque está aparecendo doadores de rotina e também novos.

A procura por plasma cresceu e muito. E com isso, as pessoas que tiveram covid-19 no período entre 45 e 180 dias podem realizar a doação. Esse componente é extraído do sangue e aplicado no tratamento contra esse vírus invisível e que tem tirado a vida de muitas pessoas.

SOBRE O PLASMA:

O plasma é um componente do sangue e é utilizado para tratar pacientes diagnosticados com a doença e que estão hospitalizados. Pessoas que tiveram a doença podem realizar as doações. Para isso é preciso ter entre 18 e 59 anos, ter testado positivo para a covid-19 no prazo de 45 e 180 dias e não ter submetido ao uso de respirador ou ventilação mecânica.

AGENDAMENTO PARA DOAÇÕES:

Os doadores aptos podem fazer o agendamento para realizar o procedimento com dia e hora marcada. A doação pode ser agendada pelo site.

A sede do Hemonúcleo fica na Avenida Manaus, 4444, Zona I. O horário de funcionamento é das 08h às 11h30 – 13h30 às 15h30.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.