Paraná

Terceiro Setor ganha data comemorativa oficial no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou esta semana a Lei 21.283/2022, que institui o Dia Estadual do Terceiro Setor no Paraná, a ser celebrado anualmente no dia 27 de maio. A data também irá integrar o Calendário Oficial de Eventos do estado. A proposição foi do deputado estadual Marcio Nunes (PSD).

O dia foi escolhido por ter sido em 27/05/2022 que a Federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná (Fetespar) e a Federação Democrática das Associações de Moradores de Curitiba (Femotiba) sugeriram ao deputado a criação da data.

“As organizações da sociedade civil são fundamentais na elaboração de projetos de impacto social, voluntariado, redução da desigualdade, sendo parceiras do poder público na promoção da justiça social, e são formadas por pessoas abnegadas que têm como missão de vida ajudar o próximo e a sociedade em geral”, diz Marcio Nunes.

“Assim, o Dia do Terceiro Setor é um reconhecimento ao trabalho de formiguinha que essas pessoas fazem aqui em nosso estado, que em sua somatória forma um verdadeiro ‘exército do bem’ no Paraná”, completa o deputado autor da lei.

O projeto de lei 230/2022 foi aprovado em duas votações e redação final em novembro pelos deputados, e seguiu para o Palácio Iguaçu para sanção do governador.

O chamado Terceiro Setor é formado por instituições cujos objetivos são sociais, e não econômicos. Por isso, diferencia-se do setor público – chamado primeiro setor – e do privado –segundo setor – ao aglutinar pessoas com a visão comum de que mudanças são necessárias e que podem ser implementadas a partir de suas ações.

“São mais de 50 mil instituições sem fins lucrativos legalmente constituídas no Paraná que pertencem ao Terceiro Setor, compostas por associações de moradores, ONGs, institutos, associações e cooperativas de catadores, associações de proteção dos animais, associações comerciais, organizações religiosas (igrejas e fundações ). Elas agregam milhares de voluntários que ajudam as pessoas que mais precisam, e a criação dessa data é um importante marco para nós”, comemora a presidente da Fetespar e da Femotiba, Cirleide Silva.

“Quero agradecer ao deputado Marcio Nunes por esse olhar que ele tem tido pelas lideranças comunitárias, pelo apoio e incentivo que tem dado ao voluntariado e às instituições do Terceiro Setor de todo o Paraná”, finaliza.

Redação

Recent Posts

Prazo de inscrição no PSS da Educação para rede estadual termina nesta quinta-feira

A Secretaria de Estado de Educação (Seed-PR) prorrogou as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado…

5 horas ago

Prefeitura autoriza PSS em Umuarama com 5 vagas e salários de até R$ 5.130,62

A Prefeitura de Umuarama autorizou a abertura de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação…

6 horas ago

Umuarama: Vídeo mostra condutor atropelando menino, dois cães e fugindo sem prestar socorro

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o condutor de…

6 horas ago

Por que “todo mundo” está alérgico? O que a ciência diz sobre o boom das alergias

Dados alarmantes mostram que 1 bilhão de pessoas sofrem com alergias no mundo. Especialista explica…

7 horas ago

Vítimas decidem representar contra suspeito de ameaças em Umuarama

A Polícia Militar atendeu, com apoio do Samu, uma ocorrência de ameaça na manhã desta…

7 horas ago

Colisão traseira entre Jeep Compass e Honda Biz deixa jovem ferido em Umuarama

Uma colisão traseira envolvendo um Jeep Compass e uma Honda Biz deixou um jovem de…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais