Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Conferência da Educação discute uso da tecnologias em sala de aula em Umuarama

O Conselho Municipal de Educação (CMEU) realizou na última terça-feira (6), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Conferência da Educação discute uso da tecnologias em sala de aula em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 8 de dezembro de 2022 às 21h02 - Modificado em 8 de dezembro de 2022 às 21h02
Gastro Umuarama

O Conselho Municipal de Educação (CMEU) realizou na última terça-feira (6), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), a 6ª Conferência Municipal de Educação e a primeira avaliação do Plano Local de Inovação (PLI).

Gestores, diretores, coordenadores e professores de estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, além de conselheiros, representantes do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Educação (NRE) e o prefeito Hermes Pimentel se reuniram para palestra e discussões na parte da manhã, no anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal.

A conferência foi aberta pela presidente do CMEU, professora Laís Bueno, que é coordenadora do curso de Pedagogia da UniAlfa Faculdade, agradecendo a dedicação e o empenho dos conselheiros e parceiros na organização do evento e também no trabalho pela qualidade da educação em Umuarama.

“Tivemos um momento delicado com a pandemia de coronavírus, quando o ensino permaneceu on-line, e os professores tiveram um papel muito importante diante dos desafios da adaptação”, apontou.

Segundo a professora, o conselho ajudou a cuidar da saúde dos professores e dos alunos, acompanhando de perto as medidas e os desdobramentos da pandemia, e destacou a importância dos professores além da educação, “no processo de formação das pessoas, que é uma grande responsabilidade”, disse.

O prefeito Hermes Pimentel destacou a importância da capacitação, lembrou a velocidade com que a tecnologia tem avançado em vários setores – incluindo a educação – que, apesar disso, sempre é preciso ter alguém operando os sistemas.

“Além dos equipamentos e programas, precisamos ter alguém qualificado para orientar e acompanhar os alunos. Um precisa do outro”, disse. Pimentel também convidou os presentes a participarem das festividades do Natal de Luzes e Flores de Umuarama, especialmente a chegada do Papai Noel na próxima sexta-feira, 9, no Lago Aratimbó.

A secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, parabenizou os conselheiros por se dedicarem a acompanhar o desenvolvimento da educação no município, seja do âmbito dos recursos, investimentos, qualidade da merenda e do transporte escolar, e também agradeceu ao NRE pelo apoio. Afirmou que a PLI abrie portas para a inserção de tecnologias em sala de aula, o que foi ‘acelerado’ pela pandemia.

“Não podemos perder essa onda de inovação que chegou no período de aulas remotas. A pandemia trouxe muitas dificuldades, mas também abriu possibilidades que não eram vistas antes. Temos de aproveitar esse contato maior dos alunos com a tecnologia para estimular a pesquisa, o estudo, as atividades do dia a dia, e na SME temos um grupo dedicado a isso”, afirmou, em referência ao Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE).

A conferência teve ainda a palestra “Professor capacitado, estudante conectado”, com reflexões sobre os variados usos e recursos da tecnologia na educação, conduzida pelo professor e mestre Flávio Rodrigues de Oliveira. Segundo ele, os avanços tecnológicos agilizam o processo educacional – e não atrapalham –, devendo ser inseridos gradativamente com políticas públicas e formação continuada, integrado com os sistemas tradicionais.

A tecnologia não chegou com a pandemia. “Apenas passou a ser mais utilizada, devido às condições de momento, e veio pra ficar, para auxiliar a nossa vida, dos alunos e professores. Ela ajuda a potencializar as relações sociais e culturais, o avanço do conhecimento e a qualidade de vida, se tornando crucial no ambiente escolar”, emendou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.