Foto: Danilo Martins/OBemdito
Uma árvore da espécie jatobá com mais de 30 anos foi retirada do canteiro central da Avenida Getúlio Vargas em Umuarama. A remoção da planta deixou os moradores e empresários da região indignados. “Essa árvore era muito antiga aqui. Foi plantada há muitos anos, ainda quando a sede do antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) era aqui na avenida”, contou um empresário que não quis ser identificado.
A remoção foi realizada durante a tarde da última terça-feira (15). Uma empresa terceirizada, a serviço da Prefeitura, fez o corte e os galhos e troncos ficaram no canteiro até serem recolhidos e levados ao aterro sanitário.
A retirada chamou atenção porque a árvore aparentemente estava em boas condições. Toda verde e com frutos. ‘’Não entendemos porque essa árvore foi cortada assim”, disse o empresário.
Em toda extensão da Avenida Getúlio Vargas há inúmeras árvores. Entre elas jatobá e também outras espécies. ”Se você for ver, há outras árvores que necessariamente deveriam ser retiradas. Aquela ali não estava oferecendo nenhum risco. Nós ficamos muitos tristes quando vimos as equipes fazendo a retirada”, finalizou.
A Diretoria de Meio Ambiente do município informou a OBemdito que o corte foi realizado por uma empresa terceirizada, contratada pela Prefeitura, após um laudo técnico e informativo de arborização urbana apontar que a árvore estava seca, com suspeita de envenenamento. O corte foi recomendado devido ao risco de queda, diante das condições da árvore, o que poderia representar perigo para a população.
O jatobá é uma árvore da família das Fabaceae ou Leguminosae – os frutos desta família são “favas”, vêm dentro de vagens, enfim, são feijões – nativa das florestas tropicais do continenteamericano e da Ásia. Seu nome científico é Hymenaea courbaril e esta árvore é sagrada para os indígenas latino-americanos e também é conhecida como jutaí, copal, jataí e muitos outros nomes.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais