Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Árvore jatobá com mais de 30 anos é retirada de canteiro de avenida e intriga moradores

Prefeitura alegou que um laudo técnico e informativo de arborização urbana apontaram que a árvore estava seca, com suspeita de envenenamento

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Árvore jatobá com mais de 30 anos é retirada de canteiro de avenida e intriga moradores
Redação - OBemdito
Publicado em 19 de junho de 2021 às 18h13 - Modificado em 20 de junho de 2021 às 18h22
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Uma árvore da espécie jatobá com mais de 30 anos foi retirada do canteiro central da Avenida Getúlio Vargas em Umuarama. A remoção da planta deixou os moradores e empresários da região indignados. “Essa árvore era muito antiga aqui. Foi plantada há muitos anos, ainda quando a sede do antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) era aqui na avenida”, contou um empresário que não quis ser identificado.

A remoção foi realizada durante a tarde da última terça-feira (15). Uma empresa terceirizada, a serviço da Prefeitura, fez o corte e os galhos e troncos ficaram no canteiro até serem recolhidos e levados ao aterro sanitário.

A retirada chamou atenção porque a árvore aparentemente estava em boas condições. Toda verde e com frutos. ‘’Não entendemos porque essa árvore foi cortada assim”, disse o empresário.

Em toda extensão da Avenida Getúlio Vargas há inúmeras árvores. Entre elas jatobá e também outras espécies. ”Se você for ver, há outras árvores que necessariamente deveriam ser retiradas. Aquela ali não estava oferecendo nenhum risco. Nós ficamos muitos tristes quando vimos as equipes fazendo a retirada”, finalizou.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Diretoria de Meio Ambiente do município informou a OBemdito que o corte foi realizado por uma empresa terceirizada, contratada pela Prefeitura, após um laudo técnico e informativo de arborização urbana apontar que a árvore estava seca, com suspeita de envenenamento. O corte foi recomendado devido ao risco de queda, diante das condições da árvore, o que poderia representar perigo para a população.

SOBRE O JATOBÁ

O jatobá é uma árvore da família das Fabaceae ou Leguminosae – os frutos desta família são “favas”, vêm dentro de vagens, enfim, são feijões – nativa das florestas tropicais do continenteamericano e da Ásia. Seu nome científico é Hymenaea courbaril e esta árvore é sagrada para os indígenas latino-americanos e também é conhecida como jutaí, copal, jataí e muitos outros nomes.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.