Foto: Assessoria PMU
O Dia Mundial do Rio foi comemorado este ano em 25 de setembro, porém as atividades de preservação e cuidados com a natureza estão sempre na pauta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem diversos projetos de conservação dos mananciais, córregos e ribeirões que cortam a cidade.
Um exemplo dessas ações foi o plantio de cerca de 100 mudas de árvores de espécies nativas, realizada na última sexta-feira (2) no Bosque dos Xetá, um dos principais cartões-postais de Umuarama.
Segundo a chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, foram plantadas araucárias, ipês, jabuticabeiras, cedros, pitangas e perobas-rosa, entre outras mudas, que foram conseguidas em parceria com o IAT (Instituto Água e Terra). “O plantio foi feito com a ajuda dos alunos do Colégio Atmos, que propôs essa parceria muito bem-vinda para garantir a preservação desses recursos fundamentais para a vida”, comentou.
Desde 2005 o Dia Mundial do Rio, criado pelas Nações Unidas é oficialmente comemorado no quarto domingo de setembro. “Nesta data aproveitamos para reforçar, junto à população, a importância de preservarmos os rios, promovendo a conscientização e incentivar que mais pessoas lutem pela preservação da natureza como um todo. O IAT, sempre parceiro da Prefeitura, oferece apoio para que tenhamos o envolvimento ativo de todos para preservarmos a natureza”, pontuou o secretário Rubens Sampaio.
Kaline Soares, coordenadora do Colégio Atmos, acrescentou que a limpeza dos rios, o plantio de árvores e outras atividades para crianças fazem parte dos eventos realizados pela instituição de ensino, que tem por base a pedagogia afetiva, que valoriza as interações humanas e oportuniza vivências motivadoras, disciplinadas e equilibradas emocionalmente.
“Acreditamos que aprender a cuidar do mundo começa com o cuidando de nossa cidade. E isso é muito significativo para nossos alunos”, observou.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais