Umuarama

Município entrega cerca de 50 certificados de pré-vestibular para estudantes de Umuarama

A secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, e o prefeito Hermes Pimentel entregaram os certificados para a primeira turma do curso pré-vestibular oferecido pelo município para que adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social tenham uma preparação de qualidade para disputar as vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior.

O curso intensivo pré-vestibular e Enem foi promovido pela Secretaria de Assistência Social para ampliar a possibilidade de ingresso em uma universidade aos jovens de 17 a 21 anos que estão concluindo o Ensino Médio em 2022 ou já concluiu em anos anteriores. Cerca de 50 receberam o certificado.

“A intenção é reduzir a desigualdade entre os jovens, aumentando as chances de sucesso no vestibular ou até mesmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aproximando-os da realização do sonho de cursar uma faculdade”, disse a secretária Adnetra Santana.

O prefeito Pimentel disse que é motivo de muita alegria para esta gestão realizar um projeto dessa dimensão, que fará a diferença na vida de muitos jovens. “Espero que este seja o primeiro de muitos que virão pela frente para que possamos melhorar cada vez mais a vida das pessoas. Acreditamos na educação para transformar a vida da população e garantir um futuro melhor”, afirmou.

O diretor da Assistência Social, Fábio Barzon, disse que o cursinho possibilitará aos estudantes de baixa renda uma preparação de qualidade para concorrer em forma de igualdade às vagas nas instituições de ensino superior. “O Projeto Social Cursinho Solidário é realizado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, informou.

As aulas são realizadas na UniAlfa Faculdade, que foi representada na ocasião pelo professor Roberto Catarin. Segundo ele, vários dos alunos que concluíram o cursinho conseguiram uma bolsa com 40% de desconto para os cursos oferecidos pela faculdade.

Alguns alunos se manifestaram sobre as expectativas com o cursinho e a gratidão pela iniciativa do município. A estudante Kamila Gonçalves disse que o cursinho “foi uma bênção”, e que só tem a agradecer pela oportunidade.

“Ganhei 40% de bolsa no concurso da instituição. Estou muito feliz. Para uma aluna da rede pública desde sempre, é uma conquista enorme. Um sonho realizado”, afirmou, deixando um agradecimento especial: “Vocês não investiram em um curso, investiram em sonhos”.

“É muito gratificante um depoimento desse, assim como outros que recebemos. Este cursinho vai fazer a diferença na vida destes jovens, pois além do preparo para o vestibular e o Enem, ele traz motivação e confiança de que é possível, traz o combustível que faltava para esse momento tão importante na vida de todos”, completou a secretária Adnetra.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Filhote de onça-parda é resgatado desnutrido perto de posto no Paraná; com vídeo

Uma filhote fêmea de onça-parda (Puma concolor) foi resgatada na noite de quinta-feira (20), nas…

34 minutos ago

Amor medido em gotas: leite materno une histórias de mães em Umuarama

O leite materno pode chegar em pequenas quantidades, mas assumir um significado enorme para uma…

1 hora ago

Aceu Nippon Fest confirma datas e local para edição de 2026 em Umuarama

O Aceu Nippon Fest – Ikigai 2026 já tem data e local definidos em Umuarama.…

2 horas ago

Dois motociclistas sem CNH são abordados e têm motos apreendidas em Iporã

Dois condutores foram abordados pela Rocam e nenhum possuía CNH; motos também apresentavam alterações e…

2 horas ago

Vídeo mostra ‘Magrão’ indicando local onde primas de Cianorte foram encontradas

Um vídeo divulgado neste sábado (22) pelo Portal Victor Hugo Notícias mostra o momento em…

3 horas ago

McDia Feliz acontece neste sábado em Umuarama em apoio à Uopeccan

Campanha ocorre neste sábado (22) e recursos destinados à Uopeccan vão apoiar projetos de combate…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais