Foto: Assessoria PMU
A secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, e o prefeito Hermes Pimentel entregaram os certificados para a primeira turma do curso pré-vestibular oferecido pelo município para que adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social tenham uma preparação de qualidade para disputar as vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior.
O curso intensivo pré-vestibular e Enem foi promovido pela Secretaria de Assistência Social para ampliar a possibilidade de ingresso em uma universidade aos jovens de 17 a 21 anos que estão concluindo o Ensino Médio em 2022 ou já concluiu em anos anteriores. Cerca de 50 receberam o certificado.
“A intenção é reduzir a desigualdade entre os jovens, aumentando as chances de sucesso no vestibular ou até mesmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aproximando-os da realização do sonho de cursar uma faculdade”, disse a secretária Adnetra Santana.
O prefeito Pimentel disse que é motivo de muita alegria para esta gestão realizar um projeto dessa dimensão, que fará a diferença na vida de muitos jovens. “Espero que este seja o primeiro de muitos que virão pela frente para que possamos melhorar cada vez mais a vida das pessoas. Acreditamos na educação para transformar a vida da população e garantir um futuro melhor”, afirmou.
O diretor da Assistência Social, Fábio Barzon, disse que o cursinho possibilitará aos estudantes de baixa renda uma preparação de qualidade para concorrer em forma de igualdade às vagas nas instituições de ensino superior. “O Projeto Social Cursinho Solidário é realizado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, informou.
As aulas são realizadas na UniAlfa Faculdade, que foi representada na ocasião pelo professor Roberto Catarin. Segundo ele, vários dos alunos que concluíram o cursinho conseguiram uma bolsa com 40% de desconto para os cursos oferecidos pela faculdade.
Alguns alunos se manifestaram sobre as expectativas com o cursinho e a gratidão pela iniciativa do município. A estudante Kamila Gonçalves disse que o cursinho “foi uma bênção”, e que só tem a agradecer pela oportunidade.
“Ganhei 40% de bolsa no concurso da instituição. Estou muito feliz. Para uma aluna da rede pública desde sempre, é uma conquista enorme. Um sonho realizado”, afirmou, deixando um agradecimento especial: “Vocês não investiram em um curso, investiram em sonhos”.
“É muito gratificante um depoimento desse, assim como outros que recebemos. Este cursinho vai fazer a diferença na vida destes jovens, pois além do preparo para o vestibular e o Enem, ele traz motivação e confiança de que é possível, traz o combustível que faltava para esse momento tão importante na vida de todos”, completou a secretária Adnetra.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais