Foto de Agência Estadual Agência Estadual Publisher do OBemdito

Sanepar orienta moradores de Maria Helena sobre interligação da rede de esgoto

Sanepar orienta moradores de Maria Helena sobre interligação da rede de esgoto
Foto: AEN
Foto de Agência Estadual
Publicado em 23 de novembro de 2022 às 10h41 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 19h15

A Sanepar inicia nesta quarta-feira (23) o trabalho de orientação técnica aos moradores de Maria Helena (Noroeste), contemplados com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. O objetivo é mostrar como deve ser feita a interligação do imóvel ao sistema de esgotamento sanitário e falar sobre os cuidados com a rede pública e com a tubulação interna das residências.

Além de mostrar a necessidade de se proteger os recursos hídricos de possível contaminação por despejo inadequado do esgoto. Serão visitados 853 domicílios da área central e da região norte da cidade.

A obra de implantação do sistema de esgoto sanitário de Maria Helena está em fase de conclusão. A gestora ambiental da Sanepar Andréa Fontes destaca que o esgoto doméstico coletado e tratado evita doenças, despolui o solo e a água.

“É um investimento público em saúde e qualidade de vida a que todos têm direito. Cabe a cada morador fazer a interligação das instalações hidráulicas do seu imóvel da forma correta para não causar transtornos e para contribuir com o meio ambiente da sua cidade”, afirma.

O serviço será realizado pela Engezzi Engenharia. Para segurança dos moradores, as três mulheres que farão o trabalho em Maria Helena estarão de uniforme, com a identificação de prestador de serviço para a Sanepar.

Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 200 0115, pelo site www.sanepar.com.br ou no escritório de atendimento ao público na cidade. O trabalho de sensibilização deve se estender por 30 dias.

ORIENTAÇÕES

As principais informações repassadas aos moradores são sobre como conectar corretamente o imóvel na rede da Sanepar, o que pode e o que não pode ser lançado na rede, a necessidade de instalação da caixa de gordura nas saídas das pias de cozinha e a importância de se fazer limpeza periódica da caixa de gordura, destinando os resíduos para a coleta do lixo comum do município.

As equipes vão orientar, ainda, sobre a água de chuva que deve ser destinada à galeria pluvial/boca de lobo ou ser lançada no terreno – nunca na rede de esgoto –, e que os ralos de tanques, canis ou os que estão a céu aberto precisam de cuidados para não captar a água da chuva e lançar na rede pública de esgoto.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.