Categories: Umuarama

Passagem de veículos é liberada na ponte do bairro São Cristóvão

A ponte de acesso ao bairro Jardim São Cristóvão (próximo à estação de tratamento de esgoto da Sanepar), em Umuarama, foi liberada ao tráfego no fim da tarde de quarta-feira (7), depois de passar por obras de reforço da estrutura e recuperação da cabeceira sentido rodovia PR-323.

A capa asfáltica ainda não foi colocada, mas a passagem de veículos está normalizada durante um período de acomodação da base, recomposta com brita graduada e rachão.

A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação precisou interditar totalmente a ponte para os reparos por cerca de 10 dias – o trabalho mais demorado foi feito na base da estrutura, sem bloquear o trânsito que desde o início de março vinha sendo feito em meia pista, após o afundamento de parte da cabeceira.

A base da ponte foi reforçada com uma grossa laje de concreto e o preenchimento de espaços que estavam sendo erodidos pela água do córrego Pinhalzinho. O rio precisou ser desviado para colocação de blocos de concreto e demolição, uma camada de pedra rachão e concreto usinado. “Com este trabalho, acreditamos que não haverá mais erosão sob a estrutura e, desta forma, os aterros das cabeceiras estarão protegidos”, disse o secretário de Obras, Isamu Oshima.

O aterro da ponte cedeu durante um período de chuvas, que costumam elevar o nível do córrego e acelerar a erosão. Os reparos foram iniciados pela base. Uma sondagem revelou que o rio ‘roubava’ terra por baixo das alas. Desta vez a equipe escavou as fundações e preencheu os vãos com concreto. Foi construída uma laje maciça unido as duas alas.

O nível do rio foi elevado na passagem sob a ponte e a saída ganhou uma pequena queda d’água, direcionada por blocos e concreto para evitar o efeito ‘cachoeira’,

“Já o aterro da cabeceira foi escavado e reforçado com concreto, pedra rachão e brita graduada, além de mantas de bedim, para receber a nova capa asfáltica nos próximos dias, após o período de acomodação”, explicou o diretor de Obras da Prefeitura, Renato Caobianco.

O serviço restabelece a ligação para os moradores do São Cristóvão, operários da Sanepar e também aos alunos e professores do Colégio Agrícola Estadual e do campus de Ciências Agrárias da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

(Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

5 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

5 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais