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Graça Milanez Publisher do OBemdito

Antenada nos detalhes, marca ‘made in Umuarama’ conquista o mercado country brasileiro

150 mil peças são produzidas e comercializadas nas duas coleções anuais da Minuty, que chegam a vários estados do País

O empresário umuaramense Rodrigo Zago: persistência deu certo
O empresário umuaramense Rodrigo Zago: persistência deu certo
Antenada nos detalhes, marca ‘made in Umuarama’ conquista o mercado country brasileiro
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 21 de novembro de 2022 às 12h55 - Modificado em 21 de novembro de 2022 às 16h35
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

A região de Umuarama já foi capital do boi gordo do Paraná. Chegou a ter um rebanho com 1,5 milhão de cabeças. O número caiu bastante, mas os valores da cultura do peão de boiadeiro, das festas de rodeio e das cavalgadas permanecem imponentes e reverenciados por aqui, ao ponto de inspirar negócios rentáveis.

Um bom exemplo é a Minuty, que nasceu há 10 anos na onda do estilo country glamourizado. A grife criada pelo empresário Rodrigo Zago, 35 anos, produz calças, bermudas, camisas, camisetas, bonés e outros itens de vestuário, feminino e masculino, todos seguindo a tendência fashion. São cerca de 150 mil peças que saem da fábrica, todo ano.

O ritmo da Minuty impressiona, como mostrou Zago ao receber OBemdito em seu centro de distribuição. Ele aponta para as centenas de estantes com peças de todo modelo e cor para pronta-entrega, tudo muito bem organizado. O empresário percorre com calma o espaço de mil metros quadrados na sede da empresa, instalada na avenida Paraná.

Bordados

Contando como é seu dia a dia e as estratégias a que recorre, deixa transparecer o orgulho que carrega por sua marca fazer a diferença no mercado. Segundo ele, um dos diferenciais está no bordado, que supervaloriza as calças jeans femininas, carro-chefe da grife [representam 30% do total de peças]. As mulheres amam as peças. Mas o apego dos homens pela marca também não fica atrás.

Mas para chegar a este degrau, tem muita transpiração embutida na história. “E persistência”, adverte o empresário, que tinha 25 anos quando resolveu empreender num ramo tão complexo e desafiador, tanto pela concorrência interna e internacional quanto pela entrada de produtos de origem asiática.

“Abri mão de um bom emprego [na Zaeli], um bom cargo, um bom salário. Comecei do zero… Foi muito difícil para as finanças – faltava dinheiro – e para a minha saúde – tive transtorno de ansiedade; pensei até em desistir, fechar a fábrica, mas persisti e valeu a pena porque o que tenho hoje é muito mais do que teria se não tivesse apostado neste sonho… Estou realizado”, diz o empresário.

“Para isso abri mão de um bom emprego [na Zaeli], um bom cargo, um bom salário”, elenca. “Comecei do zero… Foi muito difícil para as finanças – faltava dinheiro – e para a minha saúde – tive transtorno de ansiedade; pensei até em desistir, fechar a fábrica, mas persisti e valeu a pena porque o que tenho hoje é muito mais do que teria se não tivesse apostado neste sonho… Estou realizado!”.

Rodrigo Zago em seu centro de distribuição, em Umuarama

Minuty pelo Brasil

A marca Minuty chega a quatro regiões do Brasil [só não no Nordeste] por meio de representantes. “Vendo bem em Goiás, São Paulo, Minas Gerais e nas cidades serranas do Espírito Santo. Aqui no Paraná a clientela também é forte”, afirma. A Minuty tem uma loja física em Umuarama, na avenida Paraná, próximo a praça Miguel Rossafa.

A ordem de produção começa na fábrica da grife, onde os modelos são pensados e desenhados. estilista Andrea Mendonça se concentra nesta função primordial. São duas coleções anuais. São dias e noites de muita pesquisa, inspiração e, acima de tudo, transpiração, para atender aos gostos de um público exigente, tanto de mulheres quanto de homens.

A produção é feita em facções parceiras, aqui mesmo na região. Nelas, as peças são costuradas, lavadas e bordadas, uma etapa de pelo menos dois meses.

“Neste segmento, sem um bom planejamento de produção não se alcança êxito”, ensina o jovem empresário, que, com seu trabalho, acredita fazer de Umuarama uma referência na moda country, além de colaborar para seu progresso com os empregos e os impostos que gera. São dezenas de postos de trabalho diretos e indiretos.

Prioridades e novidades

Para continuar operando e crescendo, diz Zago, a empresa precisa “ter foco nos seus objetivos e sempre levar seus fornecedores, clientes e funcionários como prioridade”.

Nesse tripé, defende, o relacionamento e o atendimento têm que ser de excelência. “Tudo porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, mais interessados em novidades e nos empenhar para corresponder a esse anseio faz parte da nossa missão”.

Diante isso, a cartilha da empresa sublinha como tática também a inovação, respaldada, no caso da Minuty, na criatividade. “Colocamos no mercado um produto de qualidade única, que se preocupa com conceito”, arremata Zago, que deixou de ser visto apenas como filho de um dos donos da Zaeli para se tornar case de sucesso no difícil mundo da moda country.

Clique aqui para acessar o Instagram da marca.

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