A juíza Adriana Ortiz com os desembargadores Edmilson Lima, Marco Antônio Vianna Mansur e Arion Mazurkevik, o advogado Daltro Marcelo Maronezi e o juiz Felipe Augusto de Magalhães Calvet | Foto: TRT9
Após duas décadas atuando como juíza substituta, a magistrada Adriana Ortiz ascendeu ao cargo de juíza titular do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). Promovida pelo critério de antiguidade, a magistrada assumirá a titularidade da 2ª Vara do Trabalho de Umuarama.
O ato de posse ocorreu na quinta-feira (3), no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede do Regional, em Curitiba. A juíza Adriana Ortiz dedica-se à magistratura há mais de 20 anos, dos quais 16 anos no TRT-PR, lembrou o vice-presidente do Tribunal, desembargador Arion Mazurkevic, que conduziu a solenidade.
“A magistrada já demonstrou que possui todos os atributos para enfrentar esse novo desafio. Sua atuação em diversas varas do trabalho como juíza substituta e sua sólida formação jurídica lhes dão a base necessária para atuar, agora, na nova função”, disse o desembargador.
Após receber a toga das mãos de sua filha, Maria Clara, a juíza Adriana Ortiz lembrou do árduo período em que batalhava para passar no concurso da magistratura e fez menção aos colegas que estavam ao seu lado na mesma situação.
Agradeceu aos professores, aos familiares e, em especial, à mãe, Inês, que, por motivo de saúde, não compareceu à solenidade de posse. “Ela, mesmo diante de grandes dificuldades, não desistiu de mim e dos meus sonhos. Serei eternamente grata”, disse Adriana Ortiz.
A juíza também falou sobre os anos em que atuou no TRT da Bahia e o retorno ao estado de origem, o Paraná (em 2006, por meio de processo de remoção). A empossada fez, ainda, uma reverência à Justiça do Trabalho: “desde a faculdade tinha o sonho de ser magistrada, e a opção pela Justiça do Trabalho foi justamente em razão da efetividade da entrega da tutela jurisdicional, já que esta é célere o bastante para fazer justiça”.
O juiz Felipe Augusto de Magalhães Calvet, presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 9ª Região (Amatra IX), e o advogado Daltro Marcelo Maronezi, que atua no Conselho Geral da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR) também integraram a mesa de honra e felicitaram a juíza.
“Uma magistrada querida por todos e que detém todos os predicados e elementos necessários para exercer os novos desafios na judicatura, da melhor forma, atendendo ao jurisdicionado, certamente de forma dinâmica e prestativa, como sempre o fez”, afirmou o juiz Felipe Calvet.
Já Daltro Marcelo Maronezi destacou que a advocacia reconhece os serviços prestados pela magistrada Adriana Ortiz, uma juíza “operosa, que recebe a titularidade de importante vara do trabalho”, declarou.
A solenidade de posse foi prestigiada pelo corregedor regional, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, pelo desembargador Edmilson Antonio de Lima e por familiares e amigos da nova juíza titular.
Natural de Cascavel (PR), a juíza Adriana Ortiz é graduada em Direito pelo Centro Universitário CESMAC, de Alagoas, e especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Superior da Magistratura Trabalhista da 6ª Região (ESMATRA 6ª Região).
A juíza atuou como advogada na área de Direito Administrativo, em Londrina, antes de ser aprovada, em 2002, no concurso para a magistratura no TRT-BA. Em 2006, mediante processo de remoção, ingressou no TRT-PR, tendo atuado em varas do trabalho de Paranaguá, Irati, Ponta Grossa, Maringá, Colombo, Londrina e Curitiba.
(Assessoria TRT9)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais