Foto: Reprodução/Canal do Boi
A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) confirmou que houveram três casos confirmados de raiva bovina na região de Umuarama. Além destes, outros três casos estão sob análise laboratorial e aguardam resultados.
As informações foram repassadas pelo Fiscal de Defesa Agropecuária de Umuarama, Luiz Fernando, que disse que os casos confirmados ocorreram no município de São Jorge do Patrocínio e envolvem animais que foram encontrados mortos no pasto. Os casos que estão sob análise estão sob análise ocorreram na zona rural do município de Iporã.
IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
A raiva é uma doença zoonótica, ou seja, que possui origem animal mas que se tornou transmissível para o ser humano. O contágio do gado é feito principalmente através de mordidas de morcegos contaminados com o vírus, que se espalha pelo sistema nervoso do animal.
Atualmente, a única forma efetiva para contenção da doença é através da vacinação. Os animais a partir dos 3 meses devem ser administrados com a vacina contra o vírus e após 30 dias da primeira aplicação devem receber a dose de reforço, que garante que o bovino esteja devidamente protegido. Também é imprescindível que ocorra a vacinação anual do rebanho.
CUIDADOS E PRECAUÇÕES
É importante que pecuaristas e produtores se atenham aos detalhes para qualquer possível manifestação sintomática nos animais, como paralisia total e/ou parcial; problemas de coordenação motora; salivação excessiva; preferências por se manter afastado do rebanho; e qualquer outro comportamento aberrante.
Em casos de suspeita, morte misteriosa dos animais ou até animais encontrados próximos a morcegos mortos, é recomendado que o produtor se afaste imediatamente do gado e entre em contato com a Adapar. O telefone da secretaria em Umuarama é o (44) 3622-2429.
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…
Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada
Este site utiliza cookies
Saiba mais