Paraná

15 moradores de São Jorge do Patrocínico que tiveram Covid-19 doam plasma em Umuarama

A caravana para doação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade

15 moradores de São Jorge do Patrocínico que tiveram Covid-19 doam plasma em Umuarama
Redação
OBemdito
9 de junho de 2021 19h18

Quinze moradores de São Jorge do Patrocínio realizaram na manhã desta quarta-feira (9) a doação de plasma, no Hemonúcleo de Umuarama. A Secretaria de Saúde do município foi quem organizou a vinda dos voluntários até a Capital da Amizade. Em um gesto de solidariedade e amor ao próximo eles doaram um componente extraído do sangue e que pode salvar vidas.

“É muito importante esse tipo de ação realizada pelas cidades da nossa região. Nossos estoques estão baixo e essa doação em massa ajuda a manter sempre dentro da média para que não falte sangue e plasma para as pessoas que necessitam, lembrou o diretor do Hemonúcleo Cláudio Francisconi.

De acordo com Cláudio Francisconi outros voluntários de São Jorge do Patrocínio estão com agendamento marcado para realizar doação na próxima semana.

Campanha realizadas pelos municípios e também por familiares de vítimas do coronavírus faz com que aumente o estoque de plasma na unidade.

‘’Nos últimos dias nós vimos a demanda por plasma aumentar em muito em nossa cidade. Houve inúmeras campanhas e muitas pessoas sensibilizadas vieram realizar a doação. Aumento em 40% os números de doadores de plasma hiperimune‘’, destacou.

Os voluntários e aptos a doar podem fazer o agendamento pelo site. Cláudio lembra que os municípios que tiverem interesse em recrutar doadores podem entrar em contato diretamente com a sede do hemonúcleo que um horário exclusivo é reservado aos doadores.

‘’Esse gesto é lindo e salva vida‘’, finalizou

SOBRE O PLASMA:

O plasma é utilizado para tratar pacientes diagnosticados com a doença e que estão hospitalizados. Pessoas que tiveram a doença podem realizar doações. Para isso é preciso ter entre 18 e 59 anos, ter testado positivo para a covid-19 no prazo de 45 e 180 dias e não ter sido submetido ao uso de respirador ou ventilação mecânica.

A sede do Hemonúcleo fica na Avenida Manaus, 4444, zona I. O horário de funcionamento é das 08h às 11h30 – 13h30 às 15h30.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.