Saúde

Nesta quarta-feira tem massagem para mães e shantala para os bebês no Centro Mãe Paranaense

A informação e o acesso aos exames preventivos são as melhores formas de promoção da saúde e prevenção às doenças. Em alusão ao Outubro Rosa, a Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar dedica suas ações deste mês para divulgar orientações e ampliar a conscientização sobre autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo do útero e de outras doenças.

A médica ginecologista e obstetra Ceres Giacometti abriu o cronograma, na última quinta-feira (13), com a palestra “Saúde da Mulher: prevenção e cuidados”, para colaboradoras de todos os setores do Hospital Norospar. Ela contou como surgiu o Outubro Rosa e explicou como feito e qual a importância do rastreamento do câncer de mama, feito em pessoas assintomáticas.

“O autoexame não faz parte do rastreamento, mas é muito importante para conhecer meu corpo. Através dele consigo identificar alterações que podem acontecer ao longo do tempo”, exemplificou a médica.

CRONOGRAMA

As atividades têm sequência na próxima quarta-feira (19), com o Encontro Maternidade e Bem-Estar, que será realizada no Centro Mãe Paranaense, a partir das 9 da manhã. O evento é gratuito para puerperas e seus filhos, com atividades gratuitas como shantala para os bebês, massagem relaxante para as mamães e integração. Um delicioso café da manhã será servido para todas as participantes. Não há necessidade de se inscrever.

Haverá ainda coleta gratuita do exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero para todas as colaboradoras, nos dias 20 e 21 e outubro.

No dia 27 de outubro – Dia Nacional e Internacional de Combate ao Câncer – será promovida uma roda de conversa para colaboradoras com o tema “ Carregando no peito o amor próprio”, mediado pela psicóloga hospitalar Luanna Nunes.

Redação

Recent Posts

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

5 minutos ago

De R$ 0 a R$ 3,13 milhões: Saiba quanto cada candidato de Umuarama e região recebeu do Fundo Eleitoral

O financiamento de campanhas via fundo eleitoral registra uma discrepância gritante entre as candidaturas da…

35 minutos ago

Umuarama prepara brinquedos, bondinho e atrações gratuitas para o Dia da Criança

O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…

1 hora ago

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

2 horas ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

2 horas ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais