Foto: Agência Estadual de Notícias

Umuarama

Índice de vacinação contra a gripe está baixo, alerta Secretaria de Saúde

Na 12ª Regional de Umuarama foram vacinadas 44,5 mil pessoas

Foto: Agência Estadual de Notícias
Índice de vacinação contra a gripe está baixo, alerta Secretaria de Saúde
Redação
OBemdito
9 de junho de 2021 06h59

Até esta terça-feira (8), quase dois meses após o começo da 23ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza, apenas 33,4% do grupo prioritário foi imunizado do Paraná. O Ministério da Saúde estima que mais de 4,4 milhões de pessoas devem se vacinar contra a gripe, mas só 1.497.202 buscaram a aplicação, que é feita em dose única.

Na 12ª Regional de Umuarama o índice está em 40,8%. Foram imunizados 44,5 mil pessoas, porém o público alvo é de 109.153.

A campanha de vacinação teve início no dia 12 de abril, está na segunda fase e a terceira e última etapa começa nesta quarta-feira (8). A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de alcançar 90%, o que diminui drasticamente as chances de ocorrências mais graves.

“Precisamos reforçar a importância da vacinação contra a gripe, mesmo durante a pandemia. Sabemos que neste momento as pessoas estão concentradas na vacinação contra o coronavírus, mas não podemos deixar de imunizar a população contra um vírus que já possui vacina há muitos anos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O Ministério da Saúde já enviou ao Estado 2.968.400 vacinas contra a Influenza. Todos os oito lotes foram distribuídos aos municípios. Nesse comparativo, apenas 50% do que chegou nas prefeituras, responsáveis pelo processo de imunização, alcançou os paranaenses.

A população indígena já alcançou 86,8% de cobertura vacinal, com 15,4 mil doses aplicadas. Este grupo possui a maior cobertura do Estado até o momento, seguido das crianças de seis meses a menores de seis anos, com 507,8 mil doses (58,9%), e puérperas, com 10,3 mil doses (54,8%).

A vacinação contra a gripe em Umuarama ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Lisboa, Sonho Meu, Industrial e Cohapar II, das 8h às 11h e das 11h30 às 16h.

Estão sendo vacinados até esta quarta-feira (09) professores, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, idosos de 60 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes e puérperas.

(Com AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.