Foto ilustrativa: https://saudedasaude.anahp.com.br/
Desde 2002 a campanha Outubro Rosa é realizada no Brasil para falar sobre a importância dos exames preventivos de câncer de mama. Em Umuarama, uma série de atividades estão programadas durante todo o mês de outubro, que será dedicado à saúde da mulher, incluindo palestras, caminhadas, agendamentos de mamografias e a execução de citopatológicos (preventivo de câncer de útero) em todas as unidades de saúde.
A enfermeira Rafaela Hasegawa Misse, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, conta que o “Dia D” será na terça-feira, 18 de outubro, porém todas as unidades de saúde de Umuarama vão ficar abertas em horário especial, no período noturno, das 17h às 20h, até o dia 31. “As mulheres podem desde já entrar em contato com a sua UBS para realizar o agendamento de preventivos. Caso sejam identificadas alterações, elas serão automaticamente encaminhadas para a realização de novos exames, como a mamografia”, explica.
Para o dia 18 também está programada a Caminhada da Mulher, com saída às 8h30 do Lago Aratimbó, quando profissionais de saúde e voluntários vão distribuir materiais informativos alertando sobre o tema.
No dia 22 (um sábado), moradoras do bairro Parque Bonfim e entorno poderão realizar os exames preventivos no posto de enfermagem que será montado no Parque de Exposições, das 13h às 17h. Já no dia 26 (uma quarta-feira), as ações serão realizadas em evento no Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná.
Rafaela esclarece que outras atividades também devem ser realizadas durante o Outubro Rosa, inclusive contando com a participação e o apoio de parceiros como a Unipar (Universidade Paranaense). “Um cronograma para agendamento dos exames preventivos pode ser consultada no site da Prefeitura, no banner eletrônico ‘Outubro Rosa’”, destaca.
A médica ginecologista e mastologista Drª Josiane Saab Rahal vai abordar o tema Saúde da Mulher para todos os profissionais enfermeiros da Secretaria de Saúde, em evento agendado para a próxima terça-feira (11).
“Também já temos palestras agendadas que serão apresentadas em diversas empresas, como a Cama In Box e Nutriphós, entre outras. Nossa agenda ainda está aberta e os interessados podem entrar em contato com a Secretaria da Saúde”, indica.
O câncer de mama fica em primeiro lugar quando se fala em mortes de mulheres no Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer de útero faz mais vítimas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as maiores taxas de incidência estão na região Sudeste, com 12,79 óbitos a cada 100 mil mulheres, e na região Sul, com 12,64. Para 2022, o Inca estima que no Paraná cerca de 3.500 mulheres serão diagnosticadas com a doença.
CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO ESPECIAL DAS UBS. CLIQUE AQUI.
(Assessoria PMU)
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…
Este site utiliza cookies
Saiba mais