Foto ilustrativa: https://saudedasaude.anahp.com.br/
Desde 2002 a campanha Outubro Rosa é realizada no Brasil para falar sobre a importância dos exames preventivos de câncer de mama. Em Umuarama, uma série de atividades estão programadas durante todo o mês de outubro, que será dedicado à saúde da mulher, incluindo palestras, caminhadas, agendamentos de mamografias e a execução de citopatológicos (preventivo de câncer de útero) em todas as unidades de saúde.
A enfermeira Rafaela Hasegawa Misse, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, conta que o “Dia D” será na terça-feira, 18 de outubro, porém todas as unidades de saúde de Umuarama vão ficar abertas em horário especial, no período noturno, das 17h às 20h, até o dia 31. “As mulheres podem desde já entrar em contato com a sua UBS para realizar o agendamento de preventivos. Caso sejam identificadas alterações, elas serão automaticamente encaminhadas para a realização de novos exames, como a mamografia”, explica.
Para o dia 18 também está programada a Caminhada da Mulher, com saída às 8h30 do Lago Aratimbó, quando profissionais de saúde e voluntários vão distribuir materiais informativos alertando sobre o tema.
No dia 22 (um sábado), moradoras do bairro Parque Bonfim e entorno poderão realizar os exames preventivos no posto de enfermagem que será montado no Parque de Exposições, das 13h às 17h. Já no dia 26 (uma quarta-feira), as ações serão realizadas em evento no Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná.
Rafaela esclarece que outras atividades também devem ser realizadas durante o Outubro Rosa, inclusive contando com a participação e o apoio de parceiros como a Unipar (Universidade Paranaense). “Um cronograma para agendamento dos exames preventivos pode ser consultada no site da Prefeitura, no banner eletrônico ‘Outubro Rosa’”, destaca.
A médica ginecologista e mastologista Drª Josiane Saab Rahal vai abordar o tema Saúde da Mulher para todos os profissionais enfermeiros da Secretaria de Saúde, em evento agendado para a próxima terça-feira (11).
“Também já temos palestras agendadas que serão apresentadas em diversas empresas, como a Cama In Box e Nutriphós, entre outras. Nossa agenda ainda está aberta e os interessados podem entrar em contato com a Secretaria da Saúde”, indica.
O câncer de mama fica em primeiro lugar quando se fala em mortes de mulheres no Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer de útero faz mais vítimas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as maiores taxas de incidência estão na região Sudeste, com 12,79 óbitos a cada 100 mil mulheres, e na região Sul, com 12,64. Para 2022, o Inca estima que no Paraná cerca de 3.500 mulheres serão diagnosticadas com a doença.
CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO ESPECIAL DAS UBS. CLIQUE AQUI.
(Assessoria PMU)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais