Umuarama

Secretário alerta que ainda falta vacinar 1.250 crianças contra a pólio em Umuarama

Diversas ações de incentivo à vacinação estão sendo realizadas pelas equipes da Secretara Municipal de Saúde: carros de som alertam pais e responsáveis, profissionais do setor de imunizações visitam escolas – públicas e particulares –, feiras e vão até ao shopping, sempre com o objetivo de levar a dose de reforço da vacina contra a poliomielite a um número maior de crianças com idade entre 1 e 5 cinco anos incompletos.

O público-alvo dessa faixa etária em Umuarama é estimado em 5.607 crianças e até a manhã desta quarta-feira (28), 4.352 foram vacinadas, o que representa 77,62%.

“Comparado com o índice de cobertura nacional, que chegou a 52%, e do Paraná, que está em pouco mais de 60%, Umuarama tem um bom índice de cobertura vacinal, porém nossa meta sempre foi chegar a no mínimo 95%, que é o recomendado pela Organização Mundial de Saúde – o que daria 5.325 crianças. Neste caso, falta vacinarmos ao menos mais mil até a próxima sexta-feira (30), quando se encerra a campanha nacional de imunização”, comenta o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

A coordenadora do setor de Imunizações, Lilia Simeire da Silva Hidalgo, vai além, afirmando que a equipe tinha a determinação de atingir 100% do público-alvo até o dia 9 de setembro, que era o primeiro prazo dado pelo Ministério da Saúde para encerramento da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite.

“Com a baixa procura por parte dos0 pais, o prazo foi dilatado. Então decidimos investir em novas ações de chamamento para mudar esse quadro. Estamos quase chegando a 80% e temos ainda esperança de que os responsáveis tomem consciência da importância de mantermos a paralisia infantil bem longe de nossas crianças. É apenas uma gotinha, que pode ser encontrada em todas as unidades de saúde de Umuarama”, observa.

Ela lembra ainda que todas as crianças que tenham de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias, devem receber essa dose de reforço.

“Muitos pais e mães acreditam que seus filhos estão com a carteirinha de vacinação em dia, completa, mas com o aparecimento da pólio em vários países mundo afora – inclusive tendo os EUA decretado situação de alerta –, tanto a OMS quanto a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e o nosso Ministério da Saúde decidiram recomendar uma dose extra, para garantir a designação de ‘livres da poliomielite’ que temos desde 1991 na América Latina e no Brasil desde 1989”, pontua.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

9 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

10 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

10 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

11 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

11 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais