Umuarama

Prefeitura de Umuarama estuda alternativas para a reativação do estacionamento rotativo

A Diretoria de Trânsito (Umutrans) da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana reuniu o prefeito Hermes Pimentel e as secretarias municipais de Administração, Fazenda, Gabinete e Gestão Integrada e a Procuradoria-Geral do município, na manhã desta terça-feira (27).

O objetivo foi que todos conhecessem modelos de gestão de estacionamento rotativo que podem vir a ser implantados em Umuarama, sob a operação do poder público municipal. Seguindo uma tendência, muitas prefeituras estão deixando de concessionar a chamada zona azul para empresas privadas e preferindo investir em tecnologia que permitem a gestão própria do sistema, com custo reduzido e atendendo a todos os critérios da legislação.

Um exemplo é a plataforma Estar Digital, já utilizada em várias cidades do Paraná (Curitiba e região metropolitana, Guarapuava, Ponta Grossa e cidades de Santa Catarina). O sistema fornece um aplicativo para o usuário onde é possível adquirir e monitorar a utilização de créditos, após o cadastramento do veículo.

Permite também a fiscalização automatizada do uso das vagas, por meio de veículos equipados com leitor de placas (OCR embarcado) e facilita a atuação dos agentes de trânsito, indicando os pontos onde há irregularidades.

“Outra funcionalidade é a regularização direta pelo App, após o aviso de irregularidade. O aplicativo pode ser configurado conforme os critérios definidos pelo município para o funcionamento da zona azul”, explicou a diretora de Trânsito Dianês Maria Piffer.

Cada viatura equipada com leitor OCR pode realizar cerca de 10 mil leituras de placas ao longo do dia, indicando os veículos sem créditos diretamente para o agente de trânsito, que emite o aviso de irregularidade ou a notificação da infração. O mesmo sistema também poder avisar sobre veículos com alerta de furto ou roubo ou mandado de busca e apreensão.

“O objetivo não é punir, mas estimular a rotatividade das vagas de estacionamento e, desta forma, a possibilidade de que os usuários do comércio e de prestadores de serviço tenham mais comodidade na região central, podendo visitar as lojas e estabelecimentos com mais tranquilidade”, destacou o prefeito Hermes Pimentel.

“A falta de vagas é hoje um problema, apesar das medidas que adotamos – como as vagas de curta duração –, e estamos buscando as soluções mais justas para todos”, completou.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Dois motociclistas sem CNH são abordados e têm motos apreendidas em Iporã

Dois condutores foram abordados pela Rocam e nenhum possuía CNH; motos também apresentavam alterações e…

15 minutos ago

Vídeo mostra ‘Magrão’ indicando local onde primas de Cianorte foram encontradas

Um vídeo divulgado neste sábado (22) pelo Portal Victor Hugo Notícias mostra o momento em…

35 minutos ago

McDia Feliz acontece neste sábado em Umuarama em apoio à Uopeccan

Campanha ocorre neste sábado (22) e recursos destinados à Uopeccan vão apoiar projetos de combate…

49 minutos ago

Carro atropela boi na PR-581 em Assis Chateaubriand e duas passageiras ficam feridas

Acidente aconteceu na noite de sexta-feira (21), em Assis Chateaubriand; entre as vítimas está uma…

1 hora ago

Moradora encontra casa arrombada ao chegar em Icaraíma

Porta e janela da residência foram danificadas, mas, a princípio, nenhum objeto foi levado do…

1 hora ago

Carro de Umuarama capota após colisão na PR-486; casal e crianças ficaram feridos

Honda City com placas de Umuarama levava um homem, uma mulher e duas crianças; ocupantes…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais