Umuarama

Atividades da Semana do Trânsito focam em blitze educativas em Umuarama

Dentre as ações da Semana Nacional do Trânsito, a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) e a Guarda Municipal têm realizado um amplo trabalho de orientação aos condutores.

A equipe, que envolve guardas, agentes de trânsito, Polícia Militar e voluntários, tem visitado vários estabelecimentos de ensino nos horários de entrada e saída dos alunos, durante a manhã e também na parte da tarde.

Além da fiscalização – que retira de circulação veículos com irregularidades e condutores inabilitados –, a Umutrans tem priorizado as ações educativas. “Até agora, nesta semana, tivemos apenas uma blitz para verificar a documentação de veículos e condutores. Praticamente todas as ações se concentram na orientação e educação dos motoristas, por meio de material produzido com o patrocínio do nosso parceiro na campanha, o Sicoob”, destacou a diretora de Trânsito, Dianês Maria Piffer.

O sentido maior da Semana Nacional do Trânsito é prevenção. “Nas escolas as nossas equipes estão apenas entregando panfletos e orientando os pais dos alunos, aproveitando a concentração de motoristas que ocorre nos horários de entrada e saída. Nosso objetivo é manter a trajetória de queda no número de vítimas de acidentes, notada a partir de 2019, apesar do aumento constante da frota de veículos do município”, acrescentou a diretora.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), as principais causas dos acidentes são imprudência, imperícia e negligência, excesso de velocidade e embriaguez ao volante. A frota de Umuarama conta hoje com 93.852 veículos, sendo 27 mil motos.

Para aumentar o nível de segurança ao trânsito, além das campanhas educativas o município tem investido em melhorias na sinalização viária horizontal e vertical, implantação de equipamentos educativos de velocidade (os ‘anjinhos’), aumento na fiscalização eletrônica de velocidade e avanço de sinal vermelho e implantação da área de espera para motocicletas em cruzamentos semaforizados.

Porém, o fator mais importante depende exclusivamente dos motoristas: dirigir com atenção, respeitar a sinalização de trânsito e os limites de velocidade e, acima de tudo, respeitar a vida das pessoas com quem convivem no trânsito. “Todos nós temos a responsabilidade de evitar acidentes. No trânsito, todos nós podemos salvar vidas”, completou Dianês Piffer.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais