Foto: Danilo Martins/OBemdito
O umuaramense Alexandre Pereira Taborda está chamando a atenção dos holofotes na competição culinária Caminhos do Campo, categoria doces, da RPC, com seu incrível e inusitado bolo de paçoca com amendoim, que lhe garantiu uma vaga entre os 7 finalistas da disputa.
OBemdito conversou com o cozinheiro, que revelou que a ideia do bolo surgiu com uma encomenda para uma festa junina. Pesquisando e utilizando a criatividade, ele elaborou uma receita que incorporasse a essência da celebração com um dos doces mais queridos e conhecidos nacionalmente: a paçoca.
“O bolo é mais gostoso quando você usa a criatividade. Aí fazia eu pensei: ‘Ruim não vai ficar'”, revelou ele. Assim que decidiu o doce, seu próximo desafio foi construir a receita perfeita que incorporasse diversos tipos e texturas de paçoca e amendoim, tanto na massa quanto na calda.
Alexandre, que trabalha na cantina escolar do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Umuarama, disse que aprendeu a cozinhar já muito cedo, com sua mãe, e decidiu que transformaria sua paixão em um ofício. Durante vários anos ele comandou um lanchonete no Jardim Colibri, e posteriormente inaugurou uma cantina na instituição.
Foi seu local de trabalho que serviu para testar e aprimorar a receita do bolo finalista. “Fiz o primeiro com calda, servi para as pedagogas, elas falaram que eu estava estragando a receita delas” brincou. “E depois eu servi para os alunos dos cursos, ‘o meu laboratório’“, ele brinca. Em ambas as situação, o feedback foi extremamente positivo.
A ideia de se inscrever para o concurso veio enquanto ele estava assistindo a RPC, que anunciou que estavam abertas as inscrições para a competição. Tendo sua receita em mente, ele decidiu dar uma chance e participar da disputa. Quando recebeu a ligação confirmando que estava entre os finalistas, a ficha não caiu de imediato.
“Logo quando a primeira moça me ligou, não caiu muito a ficha. Mas quando eu recebi a segunda ligação marcando horário para gravar, foi aí que eu percebi e pensei ‘Vish, aí eu tenho que fazer bonito'”, brincou.
Ao final da divulgação completa dos finalistas, será aberto uma votação online que irá decidir o vencedor da disputa.
Massa:
Calda:
Modo de preparo:
Em um recipiente, misture a farinha com os ovos e metade da farinha. Esfarele e acrescente três paçocas e o creme de leite até que todos os ingredientes estejam totalmente incorporados. Acrescente o leite aos poucos, sempre misturando. Adicione então o restante das paçocas esfareladas juntamente com o amendoim caramelizado e misture.
Adicione a massa em uma forma untada com farinha e trigo e acrescente mais um pouco do amendoim por cima e outra paçoca esfarelada em cima. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos em um forno entre 180°C e 200°C ou até dourar.
Para fazer a calda, misture o creme de leite com três paçocas esfareladas e depois acrescente o leite condensado até incorporar. Acrescente então metade do leite em pó e misture bem, acrescentando o restante aos poucos para não empelotar. Na sequência adicione o restante das paçocas também esfareladas e misture.
Quando o bolo estiver pronto, despeje a calda por cima até cobrir totalmente e sirva.
Alexandre também atende encomendas, e o delicioso bolo de paçoca e muitos outros podem ser encomendado exclusivamente no WhatsApp (44) 99107-3448 ou pelo telefone (44) 98452-1308.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais