Fotos e vídeos: Danilo Martins/OBemdito
Uma abordagem a um motociclista no centro de Umuarama, na tarde desta sexta-feira (16) gerou polêmica e resultou na apreensão do veículo. A situação aconteceu na avenida Apucarana, em frente ao restaurante Ki Costela.
O motociclista Vitor Gonçalves, 48 anos, disse que estava procurando uma vaga para estacionar. Desta forma ele parou com parte da moto na rampa de acesso a cadeirantes e estava procurando um espaço para deixar seu veículo. Neste momento o homem foi abordado pelos agentes de trânsito da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana). O homem argumenta que estava com o veículo ligado.
Os ânimos se exaltaram e os dois discutiram no local. A discussão durou alguns minutos. Mais agentes chegaram e a Guarda Municipal (GM) foi acionada. O motociclista acabou entregando os documentos e desembarcou do veículo, que acabou sendo apreendido em decorrência de débitos no pagamento do licenciamento.
Diante da reclamação de truculência na abordagem, OBemdito conversou com Dianês Maria Piffer, que é Diretora de Trânsito de Umuarama (Umutrans). Ela informou que os agentes flagraram o cidadão transitando com a motocicleta sobre o passeio e, ao avistar os agentes, ele parou sobre a faixa de pedestres, na guia de acesso do cadeirante.
“Os agentes, diante da situação, pararam e solicitaram os documentos. O mesmo se recusou a entregar e ficou nervoso, começou a gritar, dizia que era pra ir atrás de bandidos (agentes de trânsito têm apenas competência de fiscalizar o trânsito)”, informou Dianês.
A diretora acrescentou: “Os agentes de trânsito solicitaram apoio da GM. Com a chegada dos Guardas o mesmo entregou os documentos. Foi constatado que a motocicleta possuía débitos de licenciamento desde o ano de 2018, motivo pelo qual o veículo foi apreendido e encaminhado ao pátio da Polícia Militar, de acordo com a legislação vigente”.
Sobre queixas da população relacionadas à suposta truculência, Dianês explicou que “em nenhuma das ocorrências ficou comprovada a reclamação, sempre a reclamação vem de proprietários de veículos que são apreendidos por irregularidades, que não aceitam a fiscalização. Sempre estou acompanhando de perto a atuação dos agentes, oriento como devem proceder, prezo pela educação de gentileza no serviço”.
TRABALHO DOS AGENTES
Atualmente 15 agentes de trânsito estão em atuação em Umuarama. Eles começaram a trabalhar em maio deste ano. Desde então foram apreendidas 40 motocicletas, 25 motonetas e 2 carros. Das motos apreendidas, 9 eram baixadas, ou seja, não poderiam mais estar circulando.
Dianês recomenda que as pessoas mantenham seus veículos em dia – tanto a parte de tributos, quando de equipamentos de segurança, entre outros aspectos. Ela informa que quando ocorre uma fiscalização ou abordagem e os agentes de trânsito encontram alguma irregularidade, são obrigados a tomar os procedimentos cabíveis.
“Nem todas as pessoas aceitam o trabalho dos agentes de trânsito, mas a maioria daqueles que estão reclamando são os que estão irregulares e têm os veículos apreendidos. Porém, nós temos recebido muitas manifestações elogiando o trabalho. A população está participando e solicitando para que façam a verificação de veículos estacionados em situação irregular”, comentou a diretora da Umutrans.
Dianês finalizou dizendo que “sempre que a gente mexe na rotina de alguém que está fazendo a coisa errada, é claro que vai reclamar. No entanto, eu estou acompanhando de perto o trabalho dos agentes de trânsito, não gosto de truculência e não admito falta de educação. Então tudo o que pode ser feito para o bom trabalho, eu tenho feito pessoalmente”.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais