Foto: Assessoria PMU
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/09) é uma data oportuna para reflexões sobre a importância da inclusão social e terá várias ações em Umuarama. Uma delas será o ‘Dia D da Inclusão Social e Profissional’.
O evento promovido pela Agência do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio oferecerá atendimento especial para pessoas com deficiência e trabalhadores reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A captação de vagas já está ocorrendo.
Neste dia a agência oferecerá atendimento direcionado a novos cadastros ou atualização de dados de trabalhadores com deficiência, bem como à divulgação as vagas exclusivas disponíveis e o encaminhamento dos candidatos para entrevistas, promovendo a inclusão destas pessoas no mercado formal de trabalho.
“A ação visa fortalecer as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência, possibilitar a aproximação entre esses trabalhadores e as empresas e ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, atendendo também aos beneficiários reabilitados do INSS”, explicou o gerente da agência, Reginaldo Barros.
Empregadores interessados em ofertar vagas exclusivas para PCD podem entrar em contato com o setor de captação de vagas da agência, pelo telefone 44-3621-1100. O gerente lembra que, conforme a legislação, empresas na faixa de 100 a 200 funcionários devem disponibilizar 2% das vagas para pessoas com deficiência. De 201 a 500 funcionários o percentual sobre para 3%, depois para 4% (de 501 a 1 mil empregados) e acima disso 5%.
“Muitas empresas ofertam a vaga, mas não efetivam as contratações, alegando falta de trabalhadores. O ‘Dia D’ existe justamente para diminuir essa distância entre o trabalhador com deficiência e a vaga ofertada no mercado”, acrescentou o secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.
Conforme a lei 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu para garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.
(Assessoria PMU)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais