Paraná

Conta de luz fica em média 7,2% mais barata a partir desta quinta-feira no Paraná

A partir desta quinta-feira (15), a conta de energia elétrica dos paranaenses ficará, em média, 7,2% mais barata para todos os clientes da Copel e das demais companhias que operam no Estado.

A redução acontece a partir de orientação da Secretaria de Estado da Fazenda, que eliminou a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incidia em um dos componentes da conta de luz: a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD). A medida atende a Lei Complementar 194/22, do governo federal, e orientações da Aneel.

Na prática, a redução vale para os consumidores que tiverem a leitura de consumo realizada a partir desta quinta e os clientes sentirão os efeitos nas próximas faturas. O desconto completo deve aparecer na conta de luz com vencimento em outubro.

Essa é a segunda grande alteração tributária no setor elétrico. No dia 23 de junho, o Governo do Paraná, por decreto, já havia reduzido a alíquota do ICMS sobre a tarifa de energia de 29% para 18%, também como resultado da nova lei federal. Isso acarretou uma queda média de 13,4% na conta de luz da Copel, por exemplo, a partir daquela data.

Na soma de ambas as reduções, a conta de energia elétrica dos paranaenses passa a ter redução de mais de 20%.

(Reportagem: Bem Paraná)

Redação

Recent Posts

Polícias Civil e Militar cumprem mandados em Alto Piquiri e prendem homem

Operação das polícias Civil e Militar cumpriu mandados em Alto Piquiri. Um homem foi preso…

10 minutos ago

Mulher escapa de tentativa de roubo ao chegar em condomínio de Umuarama

Mulher escapou de uma tentativa de roubo ao chegar em um condomínio no Jardim das…

33 minutos ago

Motorista morre em grave acidente entre carro e caminhão na PR-239

Um homem de 31 anos morreu após um grave acidente envolvendo um carro, um caminhão…

1 hora ago

PM atende denúncia de maus-tratos a cachorro debilitado em Francisco Alves

Mulher foi levada à delegacia após denúncia de maus-tratos a cachorro em Francisco Alves. Animal…

1 hora ago

Idoso morre após atropelamento em estrada rural de Francisco Alves

Um homem de 64 anos morreu após ser atropelado por uma motocicleta em uma estrada…

2 horas ago

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais