Umuarama

Umuarama: Sestram e parceiros preparam ações para a Semana Nacional do Trânsito

Em reunião na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), a Diretoria de Trânsito de Umuarama e instituições parcerias definiram as ações que serão promovidas durante a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro.

A intenção é conscientizar a população, especialmente os mais jovens, para reduzir o número de acidentes e vítimas de trânsito.

Neste ano, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) estabeleceu como tema da campanha a frase “No trânsito, todos nós podemos salvar vidas”. Os materiais propostos também focam nos riscos causados pelo uso do telefone celular ao volante, com a orientação ‘Dirigir usando celular não tem sentido’.

“Vamos trabalhar com blitze educativas nas escolas, colégios e pontos de grande movimento, coma distribuição de material orientativo, e também com blitze de fiscalização para coibir irregularidades. Os impressos foram produzidos em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob, que concedeu o patrocínio”, destacou a diretora de Trânsito de Umuarama, Dianês Maria Piffer.

A campanha concentrará ações nas portas de escolas e colégios públicos e privados, com orientações aos pais dos alunos. “Estamos desenvolvendo este trabalho de forma constante com os nossos agentes de trânsito e vamos reforçar agora na Semana de Trânsito. As ações terão a participação de equipes da Umutrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e dos agentes”, completou a diretora.

Os panfletos alertam que é muito comum ver condutores de veículos manuseando ou falando ao celular enquanto dirigem, em Umuarama e outras partes do país. Muitos se distraem e acabam provocando acidentes, avançando o sinal vermelho e atropelando pedestres. Entre motociclistas, este comportamento é ainda mais perigoso.

Como consequência, as estatísticas mostram que a maioria dos acidentes acontece por distração dos condutores, sendo o celular um dos principais motivos. “Daí vem a ocupação de leitos hospitalares, mobilização de ambulâncias e profissionais envolvidos no atendimento às vítimas de acidentes”, alerta a campanha.

Conduzir veículo ou motocicleta manuseando ou falando ao celular é infração de natureza gravíssima, punível com a perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47 conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

1 hora ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

2 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

3 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

3 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

3 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais