Foto: Goionews
Foram oito anos até o jovem Thiago Morales Bercesentar, 18 anos, morador de Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná, poder sentar no banco de motorista e assumir a direção do fusca que ele comprou com 10 anos de idade.
Thiago guardou todas as economias durante três anos e em 2014 conseguiu realizar o sonho de comprar o primeiro carro – um fusca ano 1976, que custou R$ 2,5 mil. Para tirar o fusca da garagem e poder dirigir pelas ruas, Thiago juntou dinheiro dos dez anos até completar a maior idade para poder pagar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
‘’O pai já tinha explicado que a gente só pode dirigir depois dos 18 anos com a carteira de habilitação e aí foram oito anos esperando para poder dar a primeira volta com o fusca. Então eu vim economizando durante esses oito anos, consegui pagar minha carteira e agora estou habilitado”, contou o jovem.
O jovem conta que recebeu várias propostas para vender o carro e que chegaram a oferecer R$ 20 mil. Mas a resposta sempre foi não, isso porque ele queria mesmo é ter a experiência de rodar com o fusca pelas ruas.
E a expectativa é que dentro dele, Thiago possa trilhar novos caminhos. O jovem agora está economizando para poder viajar com o fusca.
“Eu tenho planos com ele. Agora eu estou economizando de novo, porque eu tive que gastar um pouquinho com ele. Meu sonho é personalizar ele, deixar mais bonito do que já é hoje e poder fazer uma viagem com ele, fazer historia com ele. Eu quero ir pra praia com o fusca’’, afirmou animado o jovem.
O segredo para poder realizar o sonho de comprar o fusca, pagar a CNH e estar economizando para a viagem, foi a educação financeira, segundo Thiago. Desde os dez anos ele tem realizado palestras sobre o assunto e defende que temática deveria ser tratado na escola.
“Educação financeira tem que ser aplicada na escola para a gente crescer e nos tornar adultos conscientes em saber economizar, saber trabalhar com o dinheiro.
O jovem agora está terminando o curso de técnico em administração, mas já está pensando na faculdade de economia. Na nova fase que está por vir, a família segue apoiando Thiago.
“Eu digo que vale a pena ensinar a educação financeira. Que eu acredito que filho a gente da amor, mas tem que ensinar ele conseguir os bens dele com o próprio esforço’’, afirmou a mãe de Thiago, Andreia Cristina Morales
“Eu costumo dizer uma frase nas minhas palestras: nunca deixe que digam que você não é capaz. Você é capaz de tudo. Só depende de você’’, afirmou Thiago.
(Reportagem: Goionews)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais