Brasil

Ministério da Justiça proíbe venda de iPhone sem carregador de bateria; empresa pode recorrer

A venda de iPhones sem carregadores de bateria está proibida em todo território nacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (6), em processo aberto em dezembro do ano passado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A pasta também aplicou multa à Apple Computer Brasil no valor de R$ 12, 2 milhões e determinou a cassação do registro na Anatel dos smartphones da marca a partir do modelo iPhone12. 

A Apple foi processada por vender os smartphones, desde o iPhone 12, sem o carregador de energia para tomada de parede. As acusações são de venda casada, venda de produto incompleto ou despido de funcionalidade essencial, recusa da venda de produto completo mediante discriminação contra o consumidor e transferência de responsabilidade a terceiros.

Na defesa, a Apple alegou que a decisão de não fornecer os carregadores de bateria em conjunto com os smartphones teria sido por preocupação ambiental, para estimular o consumo sustentável. Mas para a Senacon, os argumentos apresentados não foram suficientes, uma vez que a decisão da empresa de vender os aparelhos sem carregador acabou por transferir ao consumidor todo o ônus.

Segundo o órgão, a fabricante poderia tomar outras medidas para a redução de impacto ambiental, como o uso do conector de cabos e carregadores tipo USB-C, adotados como padrão pela indústria atualmente.

Segundo a Senacon , mesmo com a aplicação de multas pelos Procons de Santa Catarina, São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Caldas Novas (GO), e de condenações judiciais, a Apple, até hoje, não tomou nenhuma medida para minimizar o dano e segue vendendo aparelhos celulares sem carregadores. Também ressalta que outros fabricantes foram processados e que eles têm apresentado propostas para solução. 

“Caso persista nas infrações, a Apple poderá ser considerada reincidente, com a aplicação de novas punições ainda mais graves”, informou o Ministério da Justiça. A empresa ainda pode recorrer da decisão.

Procurada pela Agência Brasil, até o fechamento da reportagem, não houve retorno da Apple sobre o assunto. 

Agência Brasil

Recent Posts

Exames apontam indícios de morte violenta das primas desaparecidas em Cianorte

Exames da Polícia Científica apontaram indícios sugestivos de morte violenta no caso de duas jovens…

19 minutos ago

Polícia confirma identificação das primas desaparecidas em Cianorte

A Polícia Civil do Paraná confirmou oficialmente a identificação de Letycia Garcia Mendes e Sttela…

45 minutos ago

Rede municipal de Umuarama avança 0,4 no Ideb e define novas metas

Diretores e coordenadores elaboraram propostas para Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 5º ano…

58 minutos ago

Sicoob aposta no TikTok para ampliar educação financeira entre jovens adultos

A vida adulta chega sem manual de instruções e, para uma geração que cresceu buscando…

1 hora ago

Obras alteram trânsito na PR-323 em Umuarama e região nesta quinta-feira

Obras ocorrem em diferentes pontos da rodovia nesta quinta-feira (27); serviços também atingem Perobal, Cafezal…

2 horas ago

Alegria, estudos e amizade: quem era Rafael, jovem morto com os pais no Paraná

As lembranças de amigos ajudam a revelar quem era Rafael Furuyama, de 23 anos. O…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais