Umuarama

Guarda Municipal fez 68 abordagens para averiguações de suspeitos no mês de agosto

As abordagens para averiguação de suspeitos ficaram em primeiro lugar no relatório de atividades da Guarda Municipal de Umuarama: foram 68 delas no período de 1 a 31 de agosto de 2022. Em segundo lugar estão os chamados de pessoas que, de alguma forma, se sentiram ou foram ameaçadas por ‘andarilhos, drogaditos, embriagados ou mendigos’, com 17 ocorrências.

Em terceiro lugar estão as denúncias de perturbação do sossego (16 casos); em quarto lugar os chamados a respeito da existência de pessoas em atitude suspeita próximas a residências ou estabelecimentos comerciais (15 casos) e em quinto lugar foram 14 ocorrências de atendimentos a furtos e roubos.

Outras ocorrências que também registraram números expressivos de chamados à GMU foram as denúncias de veículos estacionados em locais irregulares (13 casos), os atendimentos a acidentes – sem vítimas (8 casos) e os encaminhamentos de pessoas ao Hospital Santa Cruz, em cumprimento de ofícios emitidos pelo Ministério Público (7 casos).

Diretor da GMU, o inspetor Valdiney Roberto Rissato comenta que entre as ocorrências mais significativas do mês, estão encaminhamentos à Delegacia: dois por porte de entorpecentes, dois por tráfico de drogas e um embriaguez ao volante.

“Os agentes atenderam ainda a 41 ordens de serviço solicitadas por meio de ofícios diversos. Também atenderam a chamados por violência contra a mulher, poda irregular de árvore, pesca não autorizada no Lago Aratimbó, queima de lixo em local impróprio e atendimentos a pessoas desorientadas”, relata.

Ele destaca ainda outras ocorrências atendidas pelos agentes, como atendimentos a situações que envolveram animais (domésticos e peçonhentos), apreensão de drogas, ameaças, direção perigosa, brigas (vias de fato), chamados ou encaminhamentos ao Pronto Atendimento, encaminhamentos a albergues e denúncias de veículos circulando em atitudes suspeitas.

Ainda de acordo com o comandante, a corporação foi criada em fevereiro de 1992, na gestão do prefeito Alexandre Ceranto, e garante a segurança da população de uma forma mais próxima e dedicada.

“São realizados mais de 5 mil atendimentos por ano. Também trabalhamos em conjunto com outras forças de segurança, como as polícias Militar, Civil e Ambiental, tendo como foco a proteção ao patrimônio público e à vida do cidadão. Contamos hoje com um efetivo de 28 agentes, sendo 22 homens e seis mulheres”, detalha o diretor, acrescentando que a GMU faz parte da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana).

RELATÓRIO – AGOSTO/2022 – GUARDA MUNICIPAL – Clique aqui.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Aos 91 anos, Luiza Erundina é a deputada estadual mais velha eleita no Brasil

Ex-prefeita de São Paulo recebeu 169,5 mil votos e ocupará uma das 94 cadeiras da…

6 minutos ago

Nycollas Matheus, o “Danoninho” conquista liderança no jiu-jitsu e busca mais um título

Atleta de Umuarama soma mais de 40 medalhas em cerca de um ano de competições…

28 minutos ago

Eleições 2026: MPT-PR registra 75 denúncias de assédio eleitoral no Paraná

Encerrado o primeiro turno das eleições, o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) registrou…

56 minutos ago

Prêmio ‘Boas Práticas Educacionais’ tem 49 trabalhos da rede municipal inscritos

A primeira edição do Prêmio Municipal de Reconhecimento de Boas Práticas Educacionais de Umuarama encerrou…

2 horas ago

Argentina fecha 31,3 mil empresas sob Milei e perde 245,6 mil empregos formais

A Argentina fechou 31.342 empresas durante o governo de Javier Milei, segundo levantamento do centro…

2 horas ago

Umuarama: Agenda cultural tem estreia do espetáculo teatral ‘Meia Noite’ nesta quarta-feira

Umuarama terá nesta quarta-feira (7), em sua agenda cultural, a estreia do espetáculo teatral ‘Meia…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais