Foto: Assessoria PMU
O atendimento a empreendedores e profissionais interessados em abrir o próprio negócio foi recorde em agosto, em Umuarama, de acordo com números apresentados pela Casa do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
Relatório concluído no dia 1º/09 revela que foram prestados 7.007 atendimentos no mês passado, número 128% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
No acumulado do ano, a Casa já soma 31.617 atendimentos aos microempreendedores individuais. O relatório, divulgado nesta semana pela Secretaria de Indústria e Comércio, informa ainda que foram abertos 989 MEIs de janeiro a agosto de 2022 e que, no mesmo período, mais de 950 pessoas passaram por programas de capacitação da Casa do Empreendedor (cursos, palestras ou seminários).
Ao comentar o grande volume de serviços da Casa, o secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, explicou que cerca de 40% dos atendimentos diários são realizados de forma on-line (via WhatsApp). “Além de comodidade para o empreendedor, esse tipo de suporte reduz as filas no departamento e garante mais agilidade”, enfatizou.
O coordenador da Casa do Empreendedor, Rodrigo Resende, acrescenta que a procura por abertura de MEIs aumentou expressivamente nas últimas semanas, assim como a procura por crédito – até o momento foram concedidos mais de R$ 4,6 milhões aos empreendedores. Destaca ainda os cursos e palestras oferecidos pela casa, como o curso de marketing, que teve grande participação e recebeu excelentes avaliações.
“Nosso intuito é atender da melhor forma possível aos empreendedores, preparando-os para – além da formalização do negócio –, alcançar a estabilidade, segurança, competitividade e ter a mente aberta para a inovação”, complementa Resende.
A Casa do Empreendedor permite acesso, num único endereço, a praticamente todas as etapas do processo de abertura e formalização de pequenas empresas e também ao microempreendedor individual – o chamado MEI.
“Temos uma equipe treinada e disposta a ajudar quem tem o sonho de se tornar empresário”, apontou o prefeito Hermes Pimentel, que vê no aumento no número de atendimentos da Casa um indicador confiável do crescimento da economia de Umuarama.
Além de fornecer todas as orientações, a Casa agiliza os procedimentos por facilitar o acesso aos documentos necessários e tem sido cada vez mais utilizada. Com a formalização do negócio, o empreendedor fica apto a emitir nota fiscal e acessar linhas de crédito oficiais com condições especiais.
A Casa do Empreendedor é um órgão público que oferece atendimento gratuito, fornecendo serviços orientativos para quem quer abrir sua empresa ou precisa de apoio e diretrizes para se manter no mercado.
“É um ambiente diferenciado para promover o empreendedorismo e fazer com que o empreendedor se sinta acolhido”, concluiu o coordenador Rodrigo Resende. A Casa fica na Praça Hênio Romagnolli, ao lado da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) e atende das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O fone de contato é (44) 3624-8065.
(Assessoria PMU)
Candidata do MDB quer estender a todo o Paraná os projetos que criou na Câmara…
As cinco pessoas que perderam a vida em um grave acidente aéreo, entre elas o…
Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), os alunos da Escola Municipal Serra…
Há datas que parecem fazer questão de contar uma história e a Aciu comemora uma…
Umuarama recebe a partir desta quinta-feira (24) uma grande ação de cidadania com serviços públicos…
Em entrevista, a psicóloga Ana Paula Alcântara enfatiza a urgência da escuta ativa e detalha…
Este site utiliza cookies
Saiba mais