Saúde

Setembro Amarelo: Médico psiquiatra fala sobre momentos difíceis e a prevenção ao suicídio

Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, o médico psiquiatra Sebastião Maurício Bianco abriu os trabalhos do Setembro Amarelo em Umuarama, em palestra realizada na tarde desta sexta-feira (2) no auditório Haruyo Setogutte, no Paço Municipal, especialmente para profissionais da Secretaria de Saúde – técnicos, diretores, enfermeiros e médicos.

Serão 30 dias com iniciativas sobre a prevenção ao suicídio. O psiquiatra abordou o tema informando quem em 2022 o lema da campanha, em todo Brasil, é “A vida é a melhor escolha!”.

“O suicídio é uma triste realidade e todos nós devemos estar sempre muito atentos, muito ligados aos sinais. Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência. Todos nós, principalmente profissionais da saúde, devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu”, pontuou.

Dr. Bianco destacou ainda que é importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

“Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe”, detalhou.

A psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, coordenadora da Rede, comentou ainda que a administração municipal está permanentemente comprometida com oferecer todo apoio necessário aos cidadãos, especialmente neste Setembro Amarelo.

“É um momento em que reforçamos as ações a atividades que visam a discussão sobre um tema tão relevante. Por isso desenvolvemos um cronograma especial que vai até o final do mês”, aponta.

Na segunda e na terça-feira (5 e 6), das 9h30 e 15h, as psicólogas Caroline Felix, Patrícia Gonçalves e Fabiana Campetti apresentam o tema para alunos e frequentadores do Centro da Juventude (Ceju). “Elas promoverão ações em dois turnos por dia, sendo o primeiro às 9h30 e o segundo às 15h, nos dois dias de trabalho junto a esse público”, comenta.

Ela acrescenta que também foram feitas parcerias com o Caps II, Caps-AD, Sesc e Unipar para realizar ação de prevenção e promoção de saúde na Praça Arthur Thomas, com falas sobre saúde mental feitas pelo médico psiquiátrica Marco Antonio Martins e uma psicóloga que será indicada pelo Sesc.

“Será uma super ação para encerramento do Setembro Amarelo, no dia 26 a partir das 8h em parceria com o Caps II, Caps-AD, Sesc e Unipar”, resume.

Veja a programação completa clicando aqui.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

8 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

9 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

10 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

11 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

11 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais