Umuarama

Umuarama coloca em prática seu Plano de Rotas Acessíveis visando a mobilidade para a população

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) apresentou a representantes do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência (CMPCD) o seu Plano Municipal de Rotas Acessíveis de Umuarama, em encontro realizado na manhã desta terça-feira (30).

O objetivo do material é iniciar o processo de transformação da cidade para garantir acessibilidade universal nas vias e nos espaços públicos, priorizando pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.

O secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva, comentou o prefeito Hermes Pimentel indicou que a administração municipal vai investir para garantir o cumprimento do Plano de Mobilidade Urbana, que regulamenta as políticas públicas que regem as ações de transporte, de serviços e de infraestrutura para o bom deslocamento de pessoas e cargas.

“Vamos, dentro de um planejamento específico, implantar equipamentos e eliminar barreiras arquitetônicas e urbanísticas, para garantia de acessibilidade à pessoa idosa e das pessoas com deficiência”, informou.

A arquiteta e urbanista Regina Duarte Gomes, chefe de Divisão de Engenharia de Trânsito da Sestram, afirmou que o plano está sendo construído dentro do que determina a NBR 9050, que trata de forma geral sobre as rotas acessíveis.

“A rota acessível é um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecta os ambientes externos e internos de espaços e edificações e que pode ser utilizada de forma autônoma e segura por todas as pessoas. Então ela diz respeito a estacionamentos, calçadas, faixas de travessias de pedestres (elevadas ou não), rampas, escadas, passarelas e de circulação”, detalhou.

Ela destacou que, ao menos neste primeiro momento, o plano tem o objetivo de garantir acessibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida a todas as rotas e vias existentes. “Principalmente nas que concentrem maior circulação de pedestres, como os órgãos públicos, de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura, correios, bancos, entre outros. E sempre que possível de maneira integrada com os sistemas de transporte coletivo de passageiros”, pontuou.

METAS E RESULTADOS

A diretora apontou algumas metas, como a reforma de calçadas com substituição total do revestimento (principalmente de petit-pavé) e inserção de rotas de piso tátil, alerta e direcional.

“Vamos desde já priorizar os materiais de revestimento e calçamento com superfície regular, fazer rampas de acessibilidade e rebaixamentos para cadeirantes em esquinas, ampliação de vagas especiais de estacionamento para PCD e readequações e reformas em bocas de lobo, tampas de caixas de inspeção e grelhas, com a finalidade de eliminar desníveis em relação a calçada e obstruções no passeio”, relatou.

Finalmente Regina contou que o município deve implantar semáforos com sinalização sonora nas principais avenidas e ruas da área central da cidade, como a Paraná, Ministro Oliveira Salazar, Doutor Camargo, Apucarana, Flórida etc.

“Também providenciaremos indicação de linhas de transporte coletivo em braile, principalmente nas paradas de ônibus nas proximidades do Colégio Estadual Paulo Tomazinho, onde fica a Adefiu (Associação dos Deficientes Visuais de Umuarama)”, ressaltou.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

5 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

6 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

7 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

7 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

8 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais