Foto: Assessoria PMU
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde alertam pais e responsáveis para o fato de que em Umuarama está havendo uma baixa adesão à campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. E mais ações devem ser realizadas para estimular a cobertura vacinal.
De um público estimado em 5.607 crianças, 2.021 doses foram aplicadas (36%).
Pais e responsáveis precisam se conscientizar de que trata-se de uma doença infecciosa grave e que o mundo todo luta por sua erradicação. “O imunizante está disponível em todas unidades de saúde do município e só é preciso lembrar de levar a carteirinha de vacinação”, indica o secretário Herison Cleik da Silva Lima.
A enfermeira Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, coordenadora de Atenção Primária em Saúde, detalha que são dois tipos de vacina contra a paralisia infantil no calendário básico de toda criança.
“A VIP é aplicada por injeção aos 2, 4 e 6 meses de vida. A VOP é a famosa gotinha, que é destinada a crianças com idade entre 15 meses e 4 anos. Porém os pais devem ficar atentos porque o Ministério da Saúde lançou o reforço de VOP para todas as crianças de 1 a 4 anos, independentemente de já terem tomado uma, duas ou mais doses”, explica.
As cidades da região que mais vacinaram são Cafezal do Sul (115%), Esperança Nova (103%), Brasilândia do Sul (96%), São Jorge do Patrocínio (95,7%) e Maria Helena (94%). Já as que menos vacinaram são Ivaté (32%), Umuarama (36%), Iporã (43%), Mariluz (51%) e Alto Piquiri (54%).
Veja ranking de imunização contra poliomielite clicando aqui.
(Assessoria PMU)
A Polícia Civil do Paraná confirmou oficialmente a identificação de Letycia Garcia Mendes e Sttela…
Diretores e coordenadores elaboraram propostas para Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 5º ano…
A vida adulta chega sem manual de instruções e, para uma geração que cresceu buscando…
Obras ocorrem em diferentes pontos da rodovia nesta quinta-feira (27); serviços também atingem Perobal, Cafezal…
As lembranças de amigos ajudam a revelar quem era Rafael Furuyama, de 23 anos. O…
Policiais abordaram veículo em Jaraguá do Sul e descobriram que suposta criança era um caminhoneiro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais