Foto: Assessoria PMU
Três novos casos de dengue foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta semana, em Umuarama. No boletim emitido nesta sexta-feira (26), pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, o total acumulado de casos desde o início de agosto subiu para 12.
Há ainda 34 pessoas com suspeita de dengue aguardando resultados de exames e 61 suspeitas já foram descartadas, dentre as 107 notificações registradas pela Secretaria de Saúde.
Os casos positivos da doença ocorreram em oito unidades de saúde da área urbana, um na zona rural e outro em local indeterminado – o status da cidade é de baixa incidência. Apenas um paciente teve quadro mais grave (dengue com sinais de alarme) e até o momento não houve registro de mortes.
A dengue é uma doença infecciosa febril que pode se apresentar de forma leve ou grave, dependendo de fatores como o vírus envolvido, infecção anterior e doenças crônicas (diabetes, asma brônquica ou anemia falciforme). O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até não apresentar sintoma.
O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes pode indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica – quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, que podem ser confundidos com outras doenças.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais