Umuarama

Correção do OBemdito: Aciu quer que o comércio abra até as 17h no sábado (12)

O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), Orlando Santos, disse que é corrente entre os empresários da cidade a reivindicação para que o comércio de rua abra até as 17h também no próximo sábado (12), de forma que os clientes tenham mais tempo para escolher o presente do Dia dos Namorados.

Mais cedo, OBemdito divulgou erroneamente que a reivindicação seria de funcionamento até as 20h, o que está incorreto. Pedimos desculpa pelo erro.

“Estamos levando esse pedido ao prefeito. É uma demanda da Aciu, em nome de centenas de empresários”, disse Santos. Segundo ele, a ampliação do horário de atendimento é uma estratégia para evitar aglomerações. “Mais tempo para as compras representa menos chance de aglomeração”, afirmou. 

A abertura neste sábado (5) até as 17h já está confirmada. O que se pretende é que abra também até as cinco da tarde no próximo sábado (12).

Por conta de novo decreto municipal, a partir de segunda-feira (7), atividades comerciais de rua, galerias, centros comerciais e estabelecimentos só poderão funcionar das 9h às 18h, de segunda a sexta, e das 9h às 13 aos sábados, com limitação de 50% da ocupação.

Mercados, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, casas de carne e padarias abrirão das 5h às 20h, de segunda a sábado, com 50% de ocupação, podendo funcionar 24h/dia em qualquer dia da semana, por delivery.

Shopping e academias

Para shopping center o horário será das 11h às 20h, de segunda a sábado, com até 50% de ocupação. A prestação de serviços não essenciais se limitará das 8h às 20h, de segunda a sábado, com limitação de 30% de ocupação. 

Academias de ginástica para práticas esportivas individuais ou coletivas poderão abrir das 6h às 20h, de segunda a sábado, também com 30% de ocupação.

Bares e restaurantes

Restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, carrinhos de lanche, pastelarias, docerias, cafeterias, sorveterias, lojas de açaí e comércios de assados podem atender das 10h às 20h, de segunda a sábado, sem utilizar calçadas e com até 50% da capacidade. Já por delivery está autorizado o funcionamento 24h/dia, em qualquer dia da semana.

Escolas e universidades

Escolas e universidades, públicas e privadas, inclusive as entidades conveniadas ao Estado ou Município, podem funcionar das 5h às 20h, de segunda a sexta, inclusive com aulas presenciais desde que observada a Resolução nº 98/2021 da Sesa.

Lojas de conveniência

Já as lojas de conveniência poderão abrir das 5h às 20h de segunda a sábado, com até 50% de ocupação sem colocar mesas e cadeiras em espaço aberto ou no passeio público. Também podem funcionar 24h dia em qualquer dia da semana, por meio de delivery.

‘Toque de recolher’

A restrição provisória de circulação em espaços e vias públicas ficou mantida das 20h às 5h, diariamente, com exceção de deslocamento para serviços essenciais, bem como a proibição da venda de bebidas alcoólicas no mesmo horário para quaisquer estabelecimentos comerciais. 

Lojas, supermercados e demais estabelecimentos comerciais não poderão abrir aos domingos, a partir da próxima segunda-feira.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Vídeo mostra momento que a PCPR encontra ‘Dog Dog’, investigado por mortes de primas

O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…

4 horas ago

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

5 horas ago

Umuarama: PM prende homem por descumprir medida protetiva e ir à casa da ex-mulher

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…

5 horas ago

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

6 horas ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

6 horas ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais