O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), Orlando Santos, disse que é corrente entre os empresários da cidade a reivindicação para que o comércio de rua abra até as 17h também no próximo sábado (12), de forma que os clientes tenham mais tempo para escolher o presente do Dia dos Namorados.
Mais cedo, OBemdito divulgou erroneamente que a reivindicação seria de funcionamento até as 20h, o que está incorreto. Pedimos desculpa pelo erro.
“Estamos levando esse pedido ao prefeito. É uma demanda da Aciu, em nome de centenas de empresários”, disse Santos. Segundo ele, a ampliação do horário de atendimento é uma estratégia para evitar aglomerações. “Mais tempo para as compras representa menos chance de aglomeração”, afirmou.
A abertura neste sábado (5) até as 17h já está confirmada. O que se pretende é que abra também até as cinco da tarde no próximo sábado (12).
Por conta de novo decreto municipal, a partir de segunda-feira (7), atividades comerciais de rua, galerias, centros comerciais e estabelecimentos só poderão funcionar das 9h às 18h, de segunda a sexta, e das 9h às 13 aos sábados, com limitação de 50% da ocupação.
Mercados, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, casas de carne e padarias abrirão das 5h às 20h, de segunda a sábado, com 50% de ocupação, podendo funcionar 24h/dia em qualquer dia da semana, por delivery.
Para shopping center o horário será das 11h às 20h, de segunda a sábado, com até 50% de ocupação. A prestação de serviços não essenciais se limitará das 8h às 20h, de segunda a sábado, com limitação de 30% de ocupação.
Academias de ginástica para práticas esportivas individuais ou coletivas poderão abrir das 6h às 20h, de segunda a sábado, também com 30% de ocupação.
Restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, carrinhos de lanche, pastelarias, docerias, cafeterias, sorveterias, lojas de açaí e comércios de assados podem atender das 10h às 20h, de segunda a sábado, sem utilizar calçadas e com até 50% da capacidade. Já por delivery está autorizado o funcionamento 24h/dia, em qualquer dia da semana.
Escolas e universidades, públicas e privadas, inclusive as entidades conveniadas ao Estado ou Município, podem funcionar das 5h às 20h, de segunda a sexta, inclusive com aulas presenciais desde que observada a Resolução nº 98/2021 da Sesa.
Já as lojas de conveniência poderão abrir das 5h às 20h de segunda a sábado, com até 50% de ocupação sem colocar mesas e cadeiras em espaço aberto ou no passeio público. Também podem funcionar 24h dia em qualquer dia da semana, por meio de delivery.
A restrição provisória de circulação em espaços e vias públicas ficou mantida das 20h às 5h, diariamente, com exceção de deslocamento para serviços essenciais, bem como a proibição da venda de bebidas alcoólicas no mesmo horário para quaisquer estabelecimentos comerciais.
Lojas, supermercados e demais estabelecimentos comerciais não poderão abrir aos domingos, a partir da próxima segunda-feira.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais