Umuarama

Anac confirma certificação do Aeroporto de Umuarama para voos de médio porte

O Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, conquistou a Certificação Operacional da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A informação foi compartilhada pela Infracea nesta quarta-feira (24), através de suas redes sociais.

A empresa de Brasília é responsável pela execução do processo necessário para o início dos voos do ATR da Azul, com capacidade para 72 passageiros. “Ontem [terça, 23] recebemos a notícia que a ANAC, através da Portaria Nº 8895, de 19 de agosto de 2022, concedeu ao Aeroporto Orlando de Carvalho em Umuarama-PR (um dos aeroportos por nós administrado) a Certificação Operacional”, informou a Infracea.

A empresa seguiu explicando: “A Certificação Operacional é um dos processos que iniciamos ao assumir a gestão do Aeroporto em 01/03/2022, com o objetivo de definir as especificações operativas do aeroporto, caracterizando, com base na infraestrutura existente, os tipos de operações possíveis, atestando que o aeroporto está em condições plenas ao recebimento de voos comerciais. Além disso, declara que o Operador cumpre os regulamentos da ANAC com relação a Segurança Operacional”.

A licitação que definiu a Infracea como responsável pelo processo ocorreu em janeiro deste ano. Relembre aqui.

Atualmente o aeroporto de Umuarama tem voos comerciais três vezes por semana. A Azul Linhas Aéreas opera com a aeronave Cessna Gran Caravan, de pequeno porte, para no máximo nove passageiros. A empresa oferta voos às segundas, quartas e sextas.

A grande expectativa em Umuarama é para o início das atividades do avião ATR-72, com capacidade para até 72 passageiros. Os voos no bimotor dependem da certificação final do aeroporto local pela Anac, o que, segundo apurado por OBemdito, está prestes a acontecer.

A Azul também exige a instalação de Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi, na sigla em inglês), nas duas cabeceiras da pista. Os aparelhos estão em fase de aquisição pela Prefeitura.

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

8 horas ago

Em ofensiva contra as apostas, cerca de 13,2 mil sites de bets ilegais são bloqueados

O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…

9 horas ago

PM prende duas mulheres por tráfico na região da antiga rodoviária e apreende crack

A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…

9 horas ago

PGR encaminha ao STF parecer favorável à retomada de visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar

10 horas ago

Umuarama: Bandidos furtam Hilux de homem que estava pernoitando em hospital

Bandidos furtaram uma Toyota Hilux branca, ano 2021, enquanto o proprietário pernoitava em um hospital…

10 horas ago

Clínica de Fisioterapia da Unipar começa a receber pacientes do SUS em Umuarama

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, começou a receber pacientes da…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais