Foto: Roberto Jayme Ascom TSE
Em Umuarama, três mulheres são as opções femininas nestas eleições: as vereadoras professora Ana Novais, Cris das Frutas e a comunicadora Flávia Azevedo. As três estão entre 1.560 candidaturas registradas no Paraná. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 33% dos postulantes são de mulheres. É maior número de candidaturas femininas entre os últimos sete pleitos gerais.
Nas eleições de 2018 e 2014, por exemplo, a representação feminina no balanço de candidaturas estava estagnada em 31%. O número de 2022 no estado está muito próximo ao percentual de candidaturas femininas registrado nacionalmente. Dentre todos os concorrentes às eleições deste ano no Brasil, 33,27% são mulheres.
Atualmente, a legislação eleitoral determina um percentual mínimo de candidaturas por gênero, que é de 30%. No Paraná, mulheres são 53% do eleitorado (4.457.137) nas eleições de 2022, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
Em 1998, ano que iniciou a contabilização da média histórica disponibilizada pelo TSE, mulheres eram 9% das candidaturas. Homens concorrendo a cargos eletivos foram 585 (91%), enquanto elas eram 58. (G1PR)
2022
2018
2014
2010
2006
2002
1998
Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…
Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta
Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos
Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão
Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira
Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…
Este site utiliza cookies
Saiba mais