Cotidiano

Estado capacita representantes de municípios sobre o programa Nossa Gente Paraná

Umuarama recebeu recentemente uma capacitação sobre o programa Nossa Gente Paraná voltada a gestores e técnicos das áreas de assistência social, saúde, educação, habitação e geração de renda dos 21 municípios pertencentes ao escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) com sede na cidade.

As palestras foram ministradas no Anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço da Amizade.

O Nossa Gente é uma ação do governo do Estado que visa a superação da pobreza a partir do acompanhamento intersetorial de famílias em situação de vulnerabilidade social. Coordenado pela Sejuf, reúne diversas secretarias e órgãos do Estado, em parceria com os municípios e a comunidade.

“Esta é uma estratégia do Estado para a superação da vulnerabilidades das famílias. Estamos retomando as capacitações presenciais para afinar a execução do programa na ponta (nos municípios), repassar as novidades e fortalecer os comitês locais para o acompanhamento às famílias”, disse a assessora técnica da Sejuf de Curitiba, Michele Ribeiro, que representou o secretário de Estado Rogério Helias Carboni.

De acordo com a assessora, 1.818 famílias são acompanhadas atualmente pelo programa nos municípios da região, 241 delas em Umuarama. Elas são definidas a partir da análise de dados do Cadastro Único, que determinam o índice de vulnerabilidade.

“O programa alerta os municípios sobre estas famílias e formula em conjunto uma proposta de acompanhamento intersetorial, que passa a ser seguida pelo comitê local”, explicou.

O atendimento depende das necessidades de cada família. Inclui suporte alimentar e ações nas áreas de saúde, educação (direcionamento para vagas em creches e escolas), qualificação profissional e encaminhamento para emprego, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, inclusão em tarifas e benefícios sociais, entre outras garantias de direitos.

“O objetivo final é o fortalecimento da família, criar e desenvolver a autonomia e promover a reinserção na sociedade. Por isso o acompanhamento é temporário – pelo prazo máximo de dois anos –, com visitas domiciliares e o propósito de transformar a perspectiva de vida”, acrescentou a técnica do escritório regional da Sejuf, Sílvia Helena da Cunha Pickler.

A Secretaria de Assistência Social de Umuarama foi representada pela chefe da Divisão de Proteção Social Básica, Dayanne de Oliveira Demozzi, que destacou a importância do trabalho em conjunto para atender aos objetivos do plano de ação do programa. “A finalidade é dar uma vida melhor às famílias que mais dependem do poder público para superar suas dificuldades”, destacou.

O encontro, aberto pelo chefe do escritório regional da Sejuf, Francisco Bochi, teve ainda a participação da consultora técnica da secretaria estadual, Alzenir Sizanoski. Foi a 18ª capacitação realizada pela Sejuf no interior do Estado, voltada ao Programa Nossa Gente Paraná, de um total de 22 programadas.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Dois motociclistas sem CNH são abordados e têm motos apreendidas em Iporã

Dois condutores foram abordados pela Rocam e nenhum possuía CNH; motos também apresentavam alterações e…

8 minutos ago

Vídeo mostra ‘Magrão’ indicando local onde primas de Cianorte foram encontradas

Um vídeo divulgado neste sábado (22) pelo Portal Victor Hugo Notícias mostra o momento em…

27 minutos ago

McDia Feliz acontece neste sábado em Umuarama em apoio à Uopeccan

Campanha ocorre neste sábado (22) e recursos destinados à Uopeccan vão apoiar projetos de combate…

41 minutos ago

Carro atropela boi na PR-581 em Assis Chateaubriand e duas passageiras ficam feridas

Acidente aconteceu na noite de sexta-feira (21), em Assis Chateaubriand; entre as vítimas está uma…

57 minutos ago

Moradora encontra casa arrombada ao chegar em Icaraíma

Porta e janela da residência foram danificadas, mas, a princípio, nenhum objeto foi levado do…

1 hora ago

Carro de Umuarama capota após colisão na PR-486; casal e crianças ficaram feridos

Honda City com placas de Umuarama levava um homem, uma mulher e duas crianças; ocupantes…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais