Cotidiano

Estado capacita representantes de municípios sobre o programa Nossa Gente Paraná

Umuarama recebeu recentemente uma capacitação sobre o programa Nossa Gente Paraná voltada a gestores e técnicos das áreas de assistência social, saúde, educação, habitação e geração de renda dos 21 municípios pertencentes ao escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) com sede na cidade.

As palestras foram ministradas no Anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço da Amizade.

O Nossa Gente é uma ação do governo do Estado que visa a superação da pobreza a partir do acompanhamento intersetorial de famílias em situação de vulnerabilidade social. Coordenado pela Sejuf, reúne diversas secretarias e órgãos do Estado, em parceria com os municípios e a comunidade.

“Esta é uma estratégia do Estado para a superação da vulnerabilidades das famílias. Estamos retomando as capacitações presenciais para afinar a execução do programa na ponta (nos municípios), repassar as novidades e fortalecer os comitês locais para o acompanhamento às famílias”, disse a assessora técnica da Sejuf de Curitiba, Michele Ribeiro, que representou o secretário de Estado Rogério Helias Carboni.

De acordo com a assessora, 1.818 famílias são acompanhadas atualmente pelo programa nos municípios da região, 241 delas em Umuarama. Elas são definidas a partir da análise de dados do Cadastro Único, que determinam o índice de vulnerabilidade.

“O programa alerta os municípios sobre estas famílias e formula em conjunto uma proposta de acompanhamento intersetorial, que passa a ser seguida pelo comitê local”, explicou.

O atendimento depende das necessidades de cada família. Inclui suporte alimentar e ações nas áreas de saúde, educação (direcionamento para vagas em creches e escolas), qualificação profissional e encaminhamento para emprego, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, inclusão em tarifas e benefícios sociais, entre outras garantias de direitos.

“O objetivo final é o fortalecimento da família, criar e desenvolver a autonomia e promover a reinserção na sociedade. Por isso o acompanhamento é temporário – pelo prazo máximo de dois anos –, com visitas domiciliares e o propósito de transformar a perspectiva de vida”, acrescentou a técnica do escritório regional da Sejuf, Sílvia Helena da Cunha Pickler.

A Secretaria de Assistência Social de Umuarama foi representada pela chefe da Divisão de Proteção Social Básica, Dayanne de Oliveira Demozzi, que destacou a importância do trabalho em conjunto para atender aos objetivos do plano de ação do programa. “A finalidade é dar uma vida melhor às famílias que mais dependem do poder público para superar suas dificuldades”, destacou.

O encontro, aberto pelo chefe do escritório regional da Sejuf, Francisco Bochi, teve ainda a participação da consultora técnica da secretaria estadual, Alzenir Sizanoski. Foi a 18ª capacitação realizada pela Sejuf no interior do Estado, voltada ao Programa Nossa Gente Paraná, de um total de 22 programadas.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

22 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

48 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

60 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais