Paraná

Conta de luz de agosto está 13,4% mais barata nos lares paranaenses

Foto: Reprodução/Copel
10 de agosto de 2022 14h14

As famílias paranaenses estão percebendo uma redução considerável no valor cobrado nos talões de luz. De acordo com a Copel (Companhia Paranaense de Energia) a redução média, de aproximadamente 13,4%, é resultado direto da redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na tarifa de energia, que teve queda de 11% ao final de junho.

A alteração benéfica atinge todas as classes consumidoras da Copel. Alguns núcleos chegaram a ser impactados já no mês da mudança, em junho, porém em julho a determinação passou a ser integral e mais perceptível agora em agosto, quando o consumo é faturado.

A queda na tarifa da energia no Paraná e nos demais estados contribuiu efetivamente para a queda na inflação de julho. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerando a inflação atual, teve queda de 0,68% no mês.

No Paraná, a queda da inflação na RMC superou o declínio dos preços observados no País em julho e também foi a maior entre as dez regiões metropolitanas cobertas pelo levantamento do IBGE: o recuo foi de 1,41%, puxado principalmente pela energia elétrica (-11,8%) e gasolina (-17,1%), também em função da redução do ICMS.

Entre os grupos de bens e serviços que compõem o IPCA, a RMC também apresentou quedas em habitação e transportes, cujas variações atingiram -2,96% e -4,91%, respectivamente.

(Redação e Bem Paraná)