Foto: Arquivo OBemdito
Com apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social, a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSM) da Universidade Paranaense (Unipar) realizará em setembro a palestra “Autismo: Plantando sementinhas de amor e criatividade”.
A palestra será ministrada pela doutora Leslye Santori Iria, médica pediatra atuante em Umuarama, especializada no diagnóstico e tratamento do autismo.
O Transtorno de Espectro Autista (TEA) acomete centenas de pessoas em Umuarama. Não há uma estatística oficial sobre os casos, mas apenas a rede municipal de ensino conta com cerca de 130 crianças em idade escolar nesta condição, matriculadas em escolas e centros de educação infantil – os CMEIs.
Há atendimento ainda na Escola Especial Nice Braga, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e na entidade AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região.
A palestra é destinada aos pais e cuidadores de pessoas com TEA e também a representantes de entidades de saúde e educação ligadas ao atendimento.
“A população em geral também pode participar, pois o assunto é de grande importância para todos. Nós cedemos o espaço para a realização da palestra, que será no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, e também convidamos os profissionais da rede de entidades socioassistenciais e servidores da pasta”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.
O evento tem como objetivo a conscientização dos profissionais de saúde, educação e toda comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista, assim como a inclusão de seus portadores nos cenários cotidianos.
A palestra será dia 14/09, às 20h, no Centro Cultural Vera Schubert (Av. Rio Branco, 3633 – Zona I, ao lado da Prefeitura) e a participação é aberta a todos. Mais informações pelo telefone (44) 99762-4012, por e-mail (lapsmunipar@gmail.com) ou pelo Instagram @lapsmunipar.
(Assessoria PMU)
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…
Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada
Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)
Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos
Este site utiliza cookies
Saiba mais