Umuarama

Após 10 anos, Prefeitura e Mitra fazem acordo e via marginal da Av. Ivo Sooma será asfaltada

Um imbróglio de quase 10 anos entre o município e a Mitra Diocesana de Umuarama está chegando ao final, graças a um acordo firmado entre a Prefeitura e a diocese, sob a orientação do prefeito Hermes Pimentel.

A Câmara de Vereadores aprovou projeto encaminhado pelo Executivo que deu origem à Lei 4.553/2022, publicada nesta quinta-feira (4) no diário oficial do município.

Com a lei, o município transfere a propriedade de imóveis à Mitra Diocesana no Parque D. Pedro II – resguardada uma área para servidão de passagem – e confere plena quitação de débito, pela Mitra, extinguindo um processo de desapropriação e uma ação de reintegração de posse que tramitam na 3ª Vara da Fazenda Pública de Umuarama.

“Após um embate jurídico que durou anos, finalmente vamos pavimentar o trecho de 200 metros ligando a rua Paulino Fontana (marginal à avenida Ivo Sooma, na região do Conjunto Sonho Meu) à rua Nova Canaã, no Parque Tarumã, garantindo mais uma opção de passagem segura para moradores e trabalhadores que trafegam diariamente pela região”, destacou o prefeito Pimentel.

O secretário municipal de Obras, Gleison Alves de Andrade, disse que o prefeito já determinou a inclusão do asfalto na programação de obras para as próximas semanas.

“Estamos trabalhando no Tarumã e Parque Caiuá, além de outros serviços já programados. Acredito que em cerca de 30 dias poderemos iniciar a pavimentação daquele trecho da marginal, que será realizada com recursos e equipe própria”, explicou.

A pista terá 8 metros de largura e 190 de extensão, totalizando aproximadamente 1.500 m² de asfalto novo. “A execução tem tudo para ser rápida porque o solo já está parcialmente preparado. Faremos a limpeza, tratamento em algum ponto que for necessário, implantação de meio-fio e por fim o asfalto e a sinalização”, explicou o secretário.

Há poucas semanas a Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos implantou um ramal de galerias pluviais nas ruas Nova Canaã (confluência com a marginal), Novo Paraíso e Shalon, no Parque Caiuá. Além de recuperar o asfalto removido para a obra também estão sendo recapeados trechos comprometido pelo tráfego pesado, ao longo do tempo.

Nesta quinta-feira, 4, uma empresa contratada pelo município aplicava uma grossa camada de CBUQ (massa asfáltica quente) e a conclusão deve ocorrer ainda nesta semana. “Em breve poderemos liberar o tráfego na marginal e os veículos que por lá passarem terão acesso aos parques Tarumã, Caiuá e Vitória Régia por vias bem conservadas, obra que foi possível graças ao empenho do prefeito Pimentel”, completou o secretário Gleison de Andrade.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

4 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

5 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

6 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

6 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

6 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais