Foto: Divulgação TRE-PR
A qualquer momento, eleitoras e eleitores podem informar a sua deficiência ou mobilidade reduzida à Justiça Eleitoral, para registro no cadastro. O propósito é que todas as pessoas tenham acesso fácil e sem barreiras à urna eletrônica.
Para que seja preparada a logística das seções com acessibilidade, a Justiça Eleitoral do Paraná recomenda que a comunicação seja feita ao cartório eleitoral até o final de agosto.
É possível informar sua deficiência comparecendo a um cartório eleitoral de forma presencial, por e-mail para a sua zona ou via WhatsApp, pelo número (41) 3330-8500 do Multicanal. Em caso de dúvidas, fale com o Disque-eleitor (0800-640-8400); a ligação é gratuita.
Segundo o Portal de Estatísticas, entre as 8.475.632 pessoas aptas a votar no Paraná, 83.998 declararam ter algum tipo de deficiência. Houve um crescimento de 11,86%, comparado às Eleições Gerais de 2018, quando eram 75.092. Elas representam 0,99% do eleitorado paranaense. Confira dados de 2022:
Esses dados, entretanto, estão muito abaixo do número total de pessoas que declaram ter algum tipo de deficiência no estado. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,9% da população paranaense (com dois anos de idade ou mais) declarou ter algum tipo de deficiência. Ou seja, grande parte do eleitorado com deficiência ou mobilidade reduzida ainda não informou à Justiça Eleitoral.
Nas eleições deste ano, as urnas eletrônicas contarão com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com intuito de facilitar a votação para as pessoas com deficiência auditiva.
Para pessoas cegas ou com baixa visão, além do sistema Braille, já utilizado em outras eleições, também serão disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido. Por meio deles, serão enviados sinais sonoros com a indicação do número digitado e da candidata ou candidato escolhido.
Acesse a página das Eleições 2022
(Assessoria TRE-PR)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
Este site utiliza cookies
Saiba mais