Umuarama

Umuarama: Centro de acolhimento infantil Menino Deus passa por reformas e adequações

O prefeito Hermes Pimentel visitou o Centro Infantil Menino Deus na manhã da última sexta-feira (29), ao lado da secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, e do secretário de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos.

A entidade, que presta serviço de acolhimento institucional ao município, abrigando crianças e adolescentes deparados das famílias por medida judicial, está passando por reformas para melhorar as condições de atendimento.

A coordenadora Laudicéia Ferreira explicou que a sede da instituição – o antigo Abrigo Tia Lili – está recebendo adequações estruturais, manutenção e reformas que incluem pintura, limpeza e serviços gerais.

Graças ao trabalho em conjunto com o Programa Família Acolhedora, que conta com diversas famílias habilitadas para o acolhimento temporário, poucas crianças têm permanecido sob os cuidados da entidade.

“Nesta semana estamos com quatro, duas aqui e outras duas recebendo atenção médica no momento. Mas o número varia bastante, então precisamos manter a estrutura adequada para mais crianças e adolescentes de até 18 anos”, explicou a coordenadora.

A secretária Adnetra destacou que o acolhimento no abrigo é temporário e pelo menor tempo possível. “Esperamos que as famílias dessas crianças e jovens de reestruturem e possam recebê-los de volta, mas enquanto isso o município dispõe dessa parceria com até 20 vagas e a sintonia com o Família Acolhedora, que assegura o convívio familiar aos acolhidos através do bom coração das pessoas que temos cadastradas e qualificadas no programa”, destacou.

O prefeito Pimentel foi informado sobre algumas obras necessárias para melhorar as condições gerais da instituição, como a implantação de galerias pluviais, a reconstrução de um muro e a instalação de grade ou alambrado para elevar a altura dos muros.

“Temos um recurso de R$ 150 do governo do Estado que vai ajudar na troca de toda a mobília do centro infantil e estamos estudando outras possibilidades de auxílio”, informou.

O acolhimento é uma das medidas de proteção prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e deve ocorrer sempre que os direitos forem ameaçados ou violados.

“Buscamos atuar dentro das normas do reordenamento do acolhimento institucional, que trouxe uma mudança de paradigmas na garantia dos direitos dos acolhidos”, disse a secretária Adnetra Santana. “Ainda são necessárias adequações e mudanças, mas estamos atentos prestando todo apoio à instituição”, completou.

O reordenamento prevê apoio sociofamiliar e inclusão de políticas públicas, abrigos como medida protetiva de caráter excepcional, atendimento temporário, fortalecimento e resgate de vínculos familiares, busca de reintegração na família de origem ou substituta; respeito à individualidade e à história do usuário; inserção na comunidade, reparação, proteção e defesa.

O Centro Infantil Menino Deus tem mais de 15 anos de serviços prestados. Pimentel parabenizou a equipe pela dedicação no cuidado às crianças, lembrou que o município depende da cooperação das entidades para atender a toda a demanda social, “por isso é de extrema importância o trabalho voluntário, as parcerias, a dedicação de quem realmente se importa com os mais vulneráveis”, completou.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

3 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

3 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

4 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

4 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

5 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais