Saúde

Capacitação prepara profissionais de saúde para o acolhimento da criança atípica

Com o avanço do conhecimento científico e a grande divulgação de informações sobre desenvolvimento atípico em crianças, aumentou enormemente o diagnóstico de condições como, Transtorno do Espectro Autista (TEA ou autismo), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outros.

Estima-se que o autismo acomete 1 a cada 44 pessoas no mundo. Quando hospitalizadas, necessitam de acolhimento especial. 

Pensando no acolhimento hospitalar dessas pessoas, especialmente de crianças com condições atípicas, o Setor de Psicologia da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar realizou entre os dias 20 e 21, uma capacitação para todos os colaboradores do setor assistencial, enfermeiros, técnicos e outros profissionais que têm contato direto com os pacientes.

“A hospitalização é um momento difícil para toda criança. No caso das crianças atípicas, o desafio pode ser ainda maior e os profissionais de saúde precisam estar preparados”, disse a psicóloga Luanna Nunes.

“Crianças com desenvolvimento atípico apresentam padrões de comportamento diferenciados, do ponto de vista intelectual e atrasos na aprendizagem e no desenvolvimento psicológico e neurológico”, explicou.

Com a colaboração da estagiária do 5º ano de psicologia Jéssica de Oliveira Silva, foram esclarecidos os principais aspectos a serem observados no acolhimento da criança atípica e seus familiares e repassadas orientações de como realizar o trabalho de cuidados com pacientes que apresentam tais condições.

“Esse trabalho é fundamental para ampliar e melhorar o atendimento, do ponto de vista da humanização, observando e respeitando as peculiaridades de cada paciente”, concluiu a psicóloga Luanna Nunes.

(Assessoria)

Redação

Recent Posts

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

15 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

35 minutos ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

1 hora ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

2 horas ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais