Foto: Assessoria PMU
A Prefeitura de Umuarama pode ser uma das primeiras do Paraná a regulamentar a lei federal 14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e municípios.
Para isso, a Secretaria Municipal de Administração está treinando todos os servidores em cargos e funções relacionados a contratações públicas de obras, bens e serviços.
O município contratou um escritório especializado no tema de Maringá e iniciou, em maio deste ano, um ciclo de 12 encontros que serão realizados ao longo de seis meses, atualizando os conhecimentos dos servidores sobre as mudanças nas licitações em relação à lei 8.666/1993, que perderá seu efeito a partir de abril do ano que vem.
“Em breve teremos novas regras para licitações e contratos públicos e os servidores precisam estar qualificados, pois aí está a base da aquisição de produtos e serviços na administração pública. O processo é complexo, altamente técnico e a legislação é bastante rígida. Conduzidos da maneira adequada os processos licitatórios podem ser agilizados, contribuindo assim para dinamizar a gestão municipal e evitar problemas nas prestações de contas”, destacou a secretária municipal de Administração, Sara Damiana Borges Urbano.
O diretor de Articulação e Mobilização da Comunidade, Marcos Vinícius Zimiani Moya, explicou que, além de treinar os servidores quanto às mudanças no processo, a consultoria contratada pelo município auxiliará na qualificação da equipe que vai trabalhar na redação do projeto de lei municipal que regulamentará a lei 14.133/2021.
“O curso inclui treinamentos específicos para realização de estudos técnicos, termos de referência, pesquisa de preços, cotações e outros critérios que mudaram bastante com a nova lei”, disse o diretor. As primeiras aulas do curso de capacitação foram realizadas nos dias 3 e 4 de maio, depois houve encontros em 20 e 21 de junho. O treinamento continua na segunda e na terça-feira próximas (25 e 26), das 13h30 às 17h30, no Anfiteatro Haruyo Setogutte.
Os instrutores são os advogados Bruno Ricardo Francisco Gomes Barboza e José Roberto Tiossi Junior, consultores especializados em licitações e contratos, direito público e tributário, gestão financeira e de negócios e planejamento orçamentário. Tiossi é autor do livro “Orçamento Público – Investimentos em educação como forma de efetivação dos direitos da personalidade”, além de coautor em outras publicações.
TRANSPARÊNCIA
A Prefeitura de Umuarama divulga periodicamente no site oficial (www.umuarama.pr.gov.br) a agenda de licitações do município, com a finalidade de dar publicidade às aquisições do poder público e também de atrair fornecedores locais e regionais, valorizando o comércio local.
Por outro lado, o prefeito Hermes Pimentel constituiu recentemente – por meio da portaria 2.432/2022 – uma comissão especial para recebimento e conferência de bens e serviços contratados ou adquiridos pelo município, que presta serviço de relevância sem ônus. Conforme o artigo 3° da portaria, os bens e serviços adquiridos deverão ser conferidos por no mínimo dois membros dessa comissão.
Todas as aquisições, serviços e ações do município podem ser acompanhadas pela população no Portal da Transparência, acessível em http://servicos.umuarama.pr.gov.br/portaltransparencia.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais