Foto: Assessoria PMU
A Central Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama informa que não há, neste momento, falta de medicamentos básicos para atendimento à população e a distribuição segue normalmente na cidade.
De acordo com Camila Bertolin de Oliveira, a Divisão de Assistência Farmacêutica trabalha com provisionamento, sempre com margem de estoque de cinco a seis meses.
Ela observa que em algumas ocasiões podem haver certos atrasos na entrega de medicamentos pelo Consórcio Paraná Saúde, responsável pela compra, distribuição e controle de entrega dos produtos em todo Estado, porém, com gestão, provisionamento e apoio de profissionais médicos e farmacêuticos que compõem a rede de assistência à saúde da cidade, a Central Farmacêutica tem atendido a todos os pacientes.
“Tivemos acesso a um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre o desabastecimento Brasil afora, mas felizmente aqui temos conseguido atender dentro das expectativas”, pontuou Camila.
Ela comenta que, diferente do relatório apresentado pela CNM, em Umuarama não há falta do antibiótico azitromicina e tampouco ausência de dipirona injetável (que é um anti-inflamatório, analgésico e antitérmico).
“Há pouco mais de um mês, assim como várias cidades do Sul do Brasil, a mudança brusca no clima desencadeou uma série de casos de alergias, resfriados e outros problemas respiratórios, exigindo muito de nossos estoques, mas felizmente conseguimos contornar com novos pedidos e reposições, sem deixar nenhum paciente perecer”, pontuou.
Camila observa ainda que o Consórcio Paraná Saúde envia, sistematicamente, um relatório com os lotes de medicamentos e sua previsão de entregas. “Constantemente enviamos os pedidos de medicamentos para o Consórcio Paraná Saúde, como forma de controlarmos da melhor maneira possível os nossos estoques, mas vale ressaltar que dependemos do cronograma de recebimento feito por eles”, finaliza.
(Assessoria PMU)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais