Foto: Assessoria PMU
A Prefeitura de Umuarama recebeu recentemente um caminhão limpa-fossa destinado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).
Com o veículo será possível auxiliar no esgotamento sanitário de comunidades carentes, que ainda não contam com rede de esgotos. Os efluentes serão encaminhados a locais de tratamento e destinação ambientalmente correta.
O veículo também poderá auxiliar na desobstrução do esgoto nas vias e na drenagem pluvial. A atuação será em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que receberá a descarga das coletas na estação de tratamento de esgoto (ETE) local.
“O convênio que permitiu o repasse do caminhão foi firmado entre o município e a Sedest, após solicitação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a pedido do prefeito Hermes Pimentel”, lembrou o secretário responsável pelo setor, Rubens Sampaio. Até então, o município dependia da contratação de terceiros para prestar este tipo de serviço.
A chefe da Divisão de Arborização Urbana, Rafaela Moreira, informou que a Prefeitura está montando uma equipe de operação para utilizar corretamente o veículo, que é uma novidade na administração municipal.
“A Prefeitura nunca teve equipamento nem veículo para realizar o esgotamento de fossas”, revelou. “Agora será possível atender a demanda, enquanto as famílias aguardam a instalação da rede de esgoto pela Sanepar”, completou.
O caminhão destinado a Umuarama faz parte de um lote de veículos adquiridos pelo governo do Estado com o investimento de R$ 60 milhões em recursos depositados pela Petrobras no Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), devido a indenização por acidente ambiental ocorrido há cerca de 20 anos, no Rio Iguaçu.
Foram adquiridos e entregues 37 caminhões-baú, 29 compactadores, 28 limpa-fossa, 82 caminhões-pipa e 32 caminhões poliguindastes, distribuídos a municípios de todas as regiões do Paraná.
Umuarama deve receber, ainda este ano, um caminhão caçamba com poliguindaste, que auxiliará na coleta e destinação final dos resíduos de construção civil e outros pequenos geradores, nos ecopontos que serão instalados pela Secretaria do Meio Ambiente.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais