Umuarama

Operação Bota-Fora: Prefeitura fará arrastão de limpeza em bairros da região do San Remo

A Vigilância em Saúde Ambiental programou uma operação especial de combate à dengue nos bairros que compreendem a unidade básica de saúde do San Remo.

Moradores devem separar entulhos, móveis velhos, objetos descartáveis e outros materiais que possam acumular água e colocar nas calçadas nos dias 18 e 19. E na quarta-feira (20) equipes da Prefeitura de Umuarama passarão para recolher tudo.

A escolha dessa região, que compreende 27 bairros e tem uma população estimada em aproximadamente 3,5 mil pessoas, foi decidida após a divulgação do último Levantamento de Índice Rápido para Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa).

“Apesar de no geral de Umuarama o percentual de imóveis com larvas do mosquito ter caído para 0,7%, dentro do limite seguro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nos bairros Jardim San Gaetano indicou 8% e no Petrópolis 6,9%”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

A “operação bota-fora” vai recolher os entulhos dos bairros Parque das Laranjeiras, Porto Belo, Maracanã, Alvorada, Mutirão do Alvorada, San Gaetano, San Remo, Pradópolis, Yonezu, Colibri, Pioneiros (I, II e III), Bela Vista, Mont Blanc Residence, Aliança, Espanha, Petrópolis, Paineiras, Antártica, Maranata e Graciosa.

“A população pode aproveitar o final de semana para dar uma geral no quintal e recolher todo o material que pode acumular água, lembrando que os materiais devem ser colocados em frente às calçadas de suas casas apenas na segunda e na terça-feira”, indica Renata.

O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, destaca que considerando a infestação predial por UBS, a do San Remo foi a que apresentou a situação foi mais crítica, com índice de 5,1%, o maior da cidade.

“O total de casos de dengue acumulados no ano epidemiológico chegou a 1.419 na última sexta-feira (8). Até o momento ocorreram cinco casos de dengue com sinais de alarme, dois casos graves e duas mortes foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em Umuarama”, comenta.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

52 segundos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

23 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

47 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais