Saúde

Ranking das melhores cidades do Brasil tem Umuarama em 5º lugar no quesito saúde

O atendimento à saúde pública em Umuarama voltou a ganhar destaque nacional na divulgação das 50 cidades que obtiveram as melhores colocações entre os 5.565 municípios brasileiros, conforme pesquisa Austin Rating, em parceria com a Editora Três/ Revista Isto É.

A análise foi feita em três categorias (municípios de grande, médio e pequeno porte) e a saúde da Capital da Amizade ficou em 5º lugar no país, entre as cidades de médio porte.

A revista divulgou o ranking das melhores cidades do Brasil no final de junho. O anuário “As Melhores Cidades do Brasil” é produto do mapeamento e classificação do nível de desenvolvimento dos municípios e uma forma de reconhecer o trabalho de administradores e populações dos quatro cantos do Brasil.

“É nas cidades que a necessidade de planejamento e desenvolvimento se torna ainda mais visível”, destaca a publicação, focando nos locais com os melhores sistemas de transporte, saneamento básico, saúde, educação, lazer, preservação do meio ambiente, cultura, ferramentas digitais, creches e outras demandas.

Justamente na saúde pública Umuarama obteve seu melhor desempenho. “Superado o pico da pandemia temos visto boas notícias em vários setores, mas na área de saúde os resultados de fato são mais significativos, especialmente na atenção primária e na prevenção”, avaliou o prefeito Hermes Pimentel.

Ele lembrou que, recentemente, Umuarama despontou em 1º lugar entre cidades com mais de 100 mil habitantes do Paraná no Programa Previne Brasil, sobre o atendimento da atenção primária em saúde (APS).

Mas os bons resultados provêm de outros avanços como a redução da mortalidade infantil a um dígito e a certificação pela eliminação da transmissão vertical do HIV, após um amplo estudo e acompanhamento de um grupo de especialistas.

“Além disso, se devem também aos investimentos estruturais nas unidades de saúde, aquisição de equipamentos e recursos humanos, treinamento constante e muita dedicação das equipes médicas, de enfermagem e técnicos”, avalia o secretário municipal da Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

O foco é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção básica e reforçar o vínculo entre a população e as equipes. Questões devastadoras, como a pandemia, foram superadas com muito trabalho e uma boa gestão dos recursos disponíveis.

“A administração sempre teve a saúde como prioridade. Com a covid concentramos os esforços na compra de insumos e medicamentos, na parceria com os hospitais e o Estado, para a abertura de leitos de UTI, e depois na vacinação, que trabalhamos para que chegue a todos”, completou o secretário. “Com isso alcançamos percentuais maiores que o do Estado e o do país na vacinação”.

O reconhecimento na área de saúde, dentro dos Indicadores Sociais da pesquisa realizada pela Revista Isto É, foi uma grata surpresa que comprova: a administração municipal está no caminho certo. O maior beneficiado com isso é a população.

Umuarama conta com unidades de saúde bem equipadas, com equipes treinadas e atentas em todas as regiões da cidade (são 18 UBS na sede e cinco nos distritos), centros de especialidades médicas e odontológicas, ambulatório de infectologia, farmácia central e nas UBS, centro de referência materna e infantil, um pronto atendimento 24h e serviço de atenção psicológica, entre outras estruturas. Durante a pandemia de covid e a epidemia de dengue, o município instalou ambulatórios específicos.

40º NO GERAL

Ainda de acordo com o ranking da Isto É, Umuarama ficou com o 40º lugar no geral, entre as melhores cidades de médio porte de todo o país. A cidade também se posicionou entre as 50 melhores do Brasil no acesso digital ao conhecimento (49º), em padrão de vida (47º) e na aplicação de recursos em saúde e educação (44º lugar).

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

18 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais